Vídeos - Manual para pessoas sob a influência da maconha

Muito bomEste texto foi classificado como Muito bom

Ótima campanha do governo do Chile contra a maconha. Vídeo-aulas para maconheiros realizarem tarefas simples como pegar o caderno da mochila, fazer gelo e colocar os tênis. :)

Depois de um tweet do @fseixas resolvi procurar mais vídeos da campanha contra as drogas "Vuelve a ser inteligente", realizada pelo Governo do Chile.

Encontrei mais dois vídeos igualmente interessantes, os vídeos são "manuais" ensinando pessoas que estão sob a influência da maconha (drogaditos, chapados, como quiserem chamar...) a realizar tarefas simples.

 

Como fazer gelo?

 

 

Como pegar o caderno da sua mochila?

 

 

Como colocar os tênis?

 

 

A idéia é muito boa, mostrar a "imbecilização" e os danos causados pela maconha de uma forma "engraçada", se é que é possível ter humor nisso.

 

Via @fseixas e Cualquiera

Em: Design digital, Variedades

Tags: videos, drogas, publicidade, governo

O que você achou do texto?

  • Muito ruim
  • Ruim
  • Regular
  • Bom
  • Muito bom
Sua opinião é o que faz a comunidade funcionar, colabore para isso!
  • Rec6
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto

Comentários

Bianca Brancaleone
5/1/2009 15:10:00

Nossa, muito boa a campanha MESMO. Não tem mensagens clichê, e esteticamente falando é bem bonita tb.

Talvez o governo brasileiro pudesse investir em campanhas menos `imbecis` também, e conscientizar de maneira mais divertida assim :)

[Responder este comentário]

Hugo

9/1/2009 12:52:00

Bianca, você conhece algum link de video de algumas dessas campanhas "imbecis"? posta aí ou manda para o meu e-mail por favor!


joe

9/1/2009 19:29:00

quem naum fuma naum pod dize nad. vlw


ricardo

12/5/2009 15:35:00

vc eh uma ignorante!


j. noronha
[www] 5/1/2009 15:13:00

É verdade, maconha causa muitos problemas, entre eles o de memória e tantos outros que eu esqueci =) .

[Responder este comentário]

ricardo
[www]

12/5/2009 15:31:00

eu só queria que me dissesem da onde vcs tiraram que a maconha fais mal? pesquisem um poco mais sobre o assunto e irão ver que nao causa dano algum a quem consome, é um absurdo o cigarro ser legalizado e a maconha nao, pois o cigarro destroi a pessoa literalmente. se a maconha fais realmente mal, como deixaram que ela fosse usada medicinalmente? eu uso maconha a alguns anos, e nunca tive problema algum em relação a saude, pelo o contrario, ela sempre foi excelente! e essa propaganda ridicula veiculada pela televisões chilenas eh o maior absurdo que eu ja vi! esquecer como colocar o tenis? só pode ser uma piada de mal gosto. assistam o filme super high me, e veram que em testes de habilidade psiquica eles teve melhores resultados do que quando estava "normal"

PALHAÇADA, bando de ignorantes, pesquisem sobre o assunto antes de falar merrrddaaaaa


Bianca Brancaleone
[www]

12/5/2009 15:37:00

Ricardo, Quem devia aprender a escrever antes de mais nada é você ;)


Natty
[www] 5/1/2009 15:44:00

Cara, muito boas mesmo!
Nada como usar o humor e criatividade em qualquer tipo de causa, nehnão? (:

[Responder este comentário]

Chris Benseler
5/1/2009 16:07:00

Maconhistas!

[Responder este comentário]

Cristian Farias
5/1/2009 16:23:00

Para mim tá tudo certo nesses vídeos.

[Responder este comentário]

André M
[www] 9/1/2009 12:59:00

Campanha extremamente preconceituosa ao tratar usuários ( leia-se desde universitários curiosos até dependentes crônicos da droga) como imbecis, inconsequentes, apelando para estereótipos extremamente batidos e ultrapassados. É necessária uma abordagem mais coerente à realidade da droga para o usuário (já que este é o publico alvo, e como tal não quer ser tratado como motivo de piada para outros que não tem absolutamente nada a ver com isso.)

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

9/1/2009 14:02:00

É interessante esse teu ponto de vista André, mas não vejo a companha como preconceituosa.

Ela tenta mostra exatamente os RESULTADOS do uso da maconha, que é algo muito próximo daquilo, qualquer um que conheça um usuário de maconha de longa data sabe disso.

Mas talvez realmente essa abordagem não atinja o usuáro (e acho bem difícil atingí-los), mas quem sabe o objetivo é impedir quem ainda não começou a usar drogas? Aí eu acho que ela funciona muito bem...

E eu acho que pelo menos "inconsequente" é um adjetivo no mínimo pertintentes para tratar usuários de drogas, né?

Abraço!


Chris Benseler
9/1/2009 15:02:00

Não julgo como uma campanha preconceituosa; ela é incisiva.
É claro que há aqueles que não são assim, mas sendo o tráfico de drogas uma questão tão perturbadora hoje em dia, não dá pra ficar separando muito joi do trigo quando a situação está sem controle.
Melhor ser incisivo no começo, e depois amenizar com as exceções.

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone

9/1/2009 15:08:00

Chris, acho que você foi no ponto. Não dá pra separar todos os tipos de usuários de drogas existentes, e essa campanha teve um apelo que eu nunca tinha visto.

Usar de uma coisa mais `funny` para atingir um número maior de pessoas acho que foi uma boa tentativa - ou alguém já viu alguém comentando (a não ser em espaços anti-drogas) aquela campanha do governo do cara que compra arma e compra droga e vai parar num boyzinho que comprou maconha "Quem compra drogas estimula o tráfico. Não use."?


Cristian Farias
9/1/2009 15:25:00

Concordo com os últimos três comentários, o problema é o tráfico que é um problema amplo e não é possível realizar uma campanha que funcione separando os tipos de usuários. A campanha é direta e muito boa.

[Responder este comentário]

Critico
9/1/2009 16:05:00

Achei os vídeos engraçados e ele me deixaram com muita vontade de experimentar essa erva.

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone

9/1/2009 16:18:00

Hahaha. Se o fizer, conta pra gente se os vídeos são verdadeiros, Critico :)


Florestal
9/1/2009 17:01:00

Campanha apelativa e com certeza feita por quem não entende nada de Cânhamo. Porque não "colocam as cartas na mesa e discutem estas leis?" Chega de hipocrisia. A turma ainda vem com esse discurso de que o usuário ajuda o tráfico. Para de balela. Se o problema for mesmo esse deixa a gente plantar e ta acabado. O poder paralelo esta aí porque alguns "Grandes" estão envolvidos até o pescoço e ganhando com isso. Libera, coloca um imposto de 500%, tira parte da grana do tráfico e arrecada milhões. Putz... É simples demais.

[Responder este comentário]

Luiz

10/1/2009 00:43:00

Então, cara, se você acha que liberar e colocar impostos é a solução, continue com a sua campanha a favor da legalização, mas te dou a certeza de que se a campanha virar lei, ou você vai ter que parar de usar droga a força, por não ter dinheiro pra comprar (a não ser que seja um playboy daqueles que gasta a grana que os pais suaram pra ganhar, com besteiras) ou então não vai ter grana nem pra comprar papel higiênico.


Jepena
9/1/2009 19:05:00

Não concordo com o comentario do nosso amigo. Muito facil como usuário tratar a maconha como algo que atinge somente a mim, como persona que depende de um vicio para sentir-se um alguem. Não, o vicio de qualquer um atinge a varias questõesa, como o proprio trafico, o uso obscuro do dinheiro arrecadado com a venda desta droga e de outras que acabam na maão de traficantes e bandidos que só geram mais violencia, roubo, acabam com as familias brasileiras, e por ai vai. Chega de tanta mentira. Liberação? Jamais. Vamos nos livrar das drogas que só acabam com o pouco que há de personalidade e humanidade em nossa sociedade. O que falar das tantas familias e crianças que passam necessidade, que roubam para matas a fome? Há tanto mais para nos preocuparmos gente. Qualé....

[Responder este comentário]

Vinicius
9/1/2009 20:29:00

AHiuehuiahuiehiuahiehuaie...
Literalmente ridiculas...
Os comentarios dos caretas? Piores ainda...
Acredito q só quem ja usou pode opinar sobre os efeitos q uma droga causa. Entao careta nao tem vez.
Acabar com a personalidade? Eh amigo axo q vc nao conhece mtos dos grandes artistas q existem e existiram pelo mundo e q soh foram as grandes personaliades q foram pois eram usuarios de drogas.
Antes de falar sobre tal assunto, procure entender melhor sobre ele... eh claro q o consumo gera violencia por uma infinidade de razoes, mas acabar com as drogas nao eh a solução. A solução eh os governos darem condições melhores a população carente.


[Responder este comentário]

Léu Stringaci
9/1/2009 21:32:00

Os críticos da maconha, são os mesmos imbecis viciados no lixo da televisão, no cafézinho a cada cinco minutos, no cigarro a cada dez segundos, na cervejinha toda noite...
Nenhum ser humano é digno ao ponto de criticar qualquer tipo de droga, e pré-julgar algum usuário da mesma, pois somos TODOS viciados em algo prejudicial, seja da natureza que for.
Meu post, apesar da aparência apológica das drogas, nada mais é do que um ponto de vista realista.
Ou uma pessoa, por exemplo, que não consegue viver sem, e nem de se deixar influenciar pelo lixo televisivo brasileiro, ou fumar compulsivamente cigarros todo o tempo, ou beber uma inofensiva cervejinha com os amigos e depois voltar pra casa dirigindo é menos viciado e auto-destrutivo quanto um usuário de drogas ilícitas?
Um vício nunca acaba, ele apenas é substituído.

A única grande e real diferença entre os viciados "politicamente corretos" e os viciados "marginais", é o simples fato de que um deles usa drogas lícitas, e o outro, usa drogas na qual o governo não teria como fiscalizar, burocratizar, impor impostos altíssimos e lucrar pela venda.
A polêmica da maconha, é puro capitalismo.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

9/1/2009 21:57:00

Nisso eu concordo contigo, nós temos tendências auto-destrutivas...

Porém se vivemos em uma sociedade acho que estamos sim em posição de criticar os que estão ilícitos. Mas concordo com o teu ponto de vista que a única coisa que muda é que algumas drogas como alcool e cigarro estão legalizados.

Aproveitamos estas! :D
haeuaehue


Léu Stringaci

9/1/2009 22:11:00

Na teoria, sem dúvida os cidadãos estão aptos para criticar os que não condizem com as normas da sociedade...
Mas na prática meu amigo, ninguem é santo...
|Consciência limpa é, usualmente, sinal de péssima memória.| hehehe



Guilherme Serrano

9/1/2009 22:21:00

E eu realmente tenho péssima memória... hauahuah :P


Chris Benseler

10/1/2009 02:31:00

Léu, concordo que não devemos julgar nunca - muito menos pré-julgar - qualquer pessoa. Mas criticar algo - seja drogas, seja a TV, seja o mau uso da internet, etcetcetc... - isso faz parte do nosso direito de expressão, não?

E aporoveitando a deixa, o Vinicius falou que só quem já utilizou drogas pode falar dos efeitos dela para criticar ou não. Ué, então só quem foi vítima de um assalto ou um estupro pode opinar a respeito das consequencias e ter uma opinião sobre ser ruim ou não?
É impossível vivermos todas as situações que possam existir no mundo para que possamos ter uma opinião formada sobre diversos assuntos; inclusive, ter opinião sobre coisas para que tenhamos a chance de decidir se vamos ou não correr o risco de ir em tal direção.

Abraços!


Léu Stringaci

10/1/2009 18:17:00

@Chris:
Sem dúvida temos o direito de nos expressar, não estamos mais na ditadura (caso contrário eu ja teria sido degolado ou enforcado depois de fazer um comentário igual ao que eu fiz logo acima)

Mas esse comercial em especial não é uma forma saudável de expressão, é mais uma crítica cega, sensacionalista, preconceituosa e omissora da verdade do que algo sério e com a intenção de conscientizar.
Ou você acha que algum dos maconheiros ficaram com a consciência pesada após assistir o vídeo?
Sou contra esse tipo de propaganda, sem nexo, sem um real sentido/efeito.
Eles aproveitam a mídia e mascaram o comercial apoiados na idéia de que estão criticando algo ruim, de que estão fazendo seu (patético) papel na sociedade...Daí entramos no mesmo assunto do meu primeiro comentário, ninguem é santo o suficiente para poder criticar outro. =P



Cristian Farias
9/1/2009 22:05:00

Cada um tem um gosto, lá estão fazendo propaganda contra, é uma tentativa de algo que eles acham que prejudica, deixem fazerem lá se quiserem façam também.
eu gosto de cerveja e VSF!

[Responder este comentário]

Aline de Campos
[www] 10/1/2009 18:55:00

Realmente o vício das drogas ilícitas é crucificado enquanto os outros tantos vícios são considerados mais toleráveis. De fato essa distinção tão drástica não deveria ser feita. Um cara que fuma, cheira ou injeta qualquer tipo de droga, não deveria ser considerado mais imbecíl do que alguém que enche a cara de bebida e pega um carro.

PORÉM, uma coisa que eu acho muito engraçada e inclusive é um dos fatores que sempre me manteve afastada dessas drogas ilícitas (sim, eu sou careta e tenho opinião) é a história de que o traficante não é usuário viciado compulsivo, ou seja, ele é menos idiota do que quem compra e entra nessa para ter seja lá o que for... coragem, personalidade, inspiração.

Os artistas que criaram grandes obras na maioria da vezes sob efeito das drogas (muitos dos quais eu adoro, como por exemplo Raul Seixas) levaram uma vida que foi curta e inconsequente. Fizeram grandes obras, mas e aí? Aproveitaram? Eu não gostaria de terminar minha vida de forma decadente com as pessoas sentindo pena de mim.

Eu acho que existem outras maneiras de "viajar" muito mais legais e que não prejudicam ninguém, pode crer. ;D

[Responder este comentário]

gaijim
[www]

11/1/2009 05:55:00

A sua lúcida opinião doi,mas é correta,inclusive já ouvi falar que em algumas "bocas" é proibido ao traficante ser usuário,pois "batiza" o produto para tirar para si,em geral os comandos apagam esses atravessadores por faze-los perder clientes.


arnesto
10/1/2009 20:48:00

vcs são moralistas e desinformados. pare de fumar maconha e fique inteligente? vou parar de fumar maconha e de estudar tb..........
engraçadinho os filminhos... é isso mesmo que acontece, demora 30 segundos pra pegar o caderno ao invés de 5.
agora essa merda tropa de elite de que o usuário sustenta o tráfico....... pelo amor de deus, vai estudar!!!
e depois.....
acenda um fininho.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

11/1/2009 15:13:00

Ninguém aqui falou que parar de fumar maconha deixa a pessoa inteligente, o que foi colocado (no vídeo) é apenas uma REPRESENTAÇÃO dos efeitos da maconha.

Pra ficar inteligente vai ser preciso muito mais do que parar de fumar maconha, Arnesto... boa sorte! :)

Não dá pra culpar o usuário pelo tráfico, mas dizer que ele não faz parte é muita ingenuidade, né?

Abraço!


Chris Benseler

11/1/2009 15:13:00

Arnesto, a questão não é "pare de fumar maconha e fique inteligente" mas sim "pare de fumar maconha e não corra o risco de estragar o seu corpo e cérebro".
Pelo menos para mim esse foi o foco do vídeo.


ricardo

12/5/2009 15:38:00

eh isso ai arnesto, esse pessoal eh um bando de ignorante, mais ignorante ainda são esses videos! simplemente ridiculos! se informem primeiro para formalizar uma opinião


arnesto
10/1/2009 20:50:00

e quanto é 4 +1?
e 3+2?
e 5+3?
e 9+2?
e 2+2?
e 5+8?
e 7+2?
e 1+1?
hahahahahahahahaahahahahahahahahahahahaha

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone
10/1/2009 21:04:00

Mas que pessoas sem senso de humor, peloamor....

Alguém que reclamou aí, mesmo que `a carapuça tenha servido` não as acharam pelo menos um pouco engraçadas? Se sentiram ofendidos? Não sabem rir um pouco de si mesmos? :/

[Responder este comentário]

alvaro
11/1/2009 05:34:00

Recordo-me de uma campanha no Brasil que achei mais objetiva,não considerando essa ruim,mas como foi dito visa talvez o provável futuro usuário,já a brasileira era bem incisiva a quem usava,tanto que com a exposição dos efeitos,muitos dos quais havia eu sentido porém não associado,fizeram com que eu tomasse uma atitude com relação a dependencia,por mais fraca que possa ser a depéndencia o anestesiamento da memória de curta duração é fato e isso leva a muitas situações embaraçosas como a do video que citei que mostrava um rapaz indo a casa da namorada e pedindo a mão dela em casamento aos pais e na hr esqueceu o nome da garota,parece absurdo mas podem ter certeza,não aconteceu isso comigo mas coisas tão embaraçosas quanto já.Então aprovo toda e qualquer campanha de orientação,mesmo que exagerada.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

11/1/2009 11:46:00

Não conheço esse vídeo da campanha do Brasil, vou procurar ele Alvaro, valeu pela dica!

É como eu disse em um dos comentários anteriores, o vídeo é exagerado mas NEM TANTO, pois quem conehce um usuário de maconha de longa data sabe que os efeitos são altamente perceptíveis, e não somente na questão de memória, mas também de raciocínio.

Óbvio que a pessoa não fica como no vídeo, mas foi uma forma "engraçada" utilizada apenas para demonstrar o quanto isso afeta o usuário....

Valeu pelo comentário Alvaro, vou procurar essa campanha brasileira que você citou!

[]´s


mark
11/1/2009 12:11:00

para mim,usuarios de drogas sao todos iguais,dependentes ou nao...sao todos pobres coitados,mais sao idiotas.

[Responder este comentário]

gaijim

11/1/2009 16:45:00

sorte que idiotia não é algo exclusivo,né?dependência química é doença e tem cura viu!Sendo assim, falta de conhecimento pode gerar preconceito que não deixa de ser uma idiotice.


Romulo_Ctba
11/1/2009 17:06:00

Por mim tinha q legalizar o plantio, pra cada um ter o direito de ter uma plantinha de Cannabis em casa :)

[Responder este comentário]

Diogo243
11/1/2009 20:02:00

Eles estão tratando o usuario como uma uma pessoa
burra, Bob Marley era uma pessoa bastante sábia
mais os videos são bastante engraçado

[Responder este comentário]

rafael
11/1/2009 23:04:00

Falso moralismo é foda. Um bando de alcoolatras nas ruas, morrendo de cirrose, causando acidentes de transito, arranjando confusao e ninguem fala nd, simplismente pq alguem, algum dia, resolveu que legalizar o alcool seria bom e que a maconha seria ruim.
Cigarro mata mt gnt, todo mundo sabe disso, e ngm fala nada tbm.

Obvio que a maconha tem seus contras, mas se vcs se informarem e lerem estudos realizados vcs vao ver que os males sao mt "lights" comparados aos dessas drogas legalizadas, tirando o fato de ser uma erva medicinal e recomendada em diversos casos.

Maconha abastece o trafico? Com certeza, mas o real problema esta na cocaina, no crack e essas merdas quimicas que fazem um ser humano chegar ao ponto de robar os pais pra sustentar o vicio.

Sou usuario de maconha a mais de anos, faço faculdade de medicina, nunca tive nenhum problema e, com certeza, nao sou um lesado que nao consegue fazer gelo.

Vamos nos informar né galera. Chamam os maconheiros de troxas, mas vcs nao tem espelho em casa.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

11/1/2009 23:56:00

Rafael, "nunca tive nenhum problema" e ser usuário de maconha a anos não combina, né? Eu bebo a anos e sei que isso é um problema. Só não apareceu como um problema ainda, mas sei que é. E tu deve saber que tu também não vai parar de fumar maconha quando quiser, ou to errado?

É como o Léu (acho que foi) comentou antes, de vícios estamos cheios... cada um com os seus.

Também concordo que as drogas lícitas podem ser tão ou mais prejudiciais do que algumas ilícitas, acho que a maior diferença mesmo é para onde vai o dinheiro do produto comprado...

Sobre o "ser lesado", quem bebe a anos tem o fígado prejudicado, quem fuma maconha tem o cérebro prejudicado. Não estou falando que todo o usuário de maconha vai ficar "lesado", mas os danos tem que ir para algum lugar, ou to errado? Como estudante de medicina talvez tu possa me corrigir :)


ps: assiste o filme "Muito obrigado por fumar", é uma crítica muito bem humorada a indústria tabagista... hehe

Abraço


Petter
[www] 14/1/2009 09:42:00

Analisando friamente a campanha, eu achei de alto nível, e bem interessante, com uma linguagem e visual que atinge um amplo número de pessoas.

Mas, veja bem,
Consumo cannabis sativa quase que todo dia faz 3 anos, tenho um emprego, sou Gestor de Recursos Humanos de um Escritório de Contabilidade, estudo, tenho banda, e levo minha vida normal.

Já está mais do que provado que o álcool (que o capitalismo enfia nos seus consumidores) causa MUITO mais danos do que a cannabis. O tabaco eu nem vou comentar nada, não acho necessário.

Cai o rendimento no trabalho?
Só se eu for durmir as 5 da manhã!

Causa perda de memória recente?
Sim! Mas eu disse memória recente, e não memória.

Eu já li N artigos sobre o tema, e assisti a alguns documentários como "Super HIGH Me" e tenho opinão pra discutir sobre o assunto.

De qualquer maneira,
achei a campanha legal, e é o papel do governo defender o lado deles...
bem legal.

ABRAÇO.

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone
[www]

14/1/2009 10:14:00

Legal seu comentário Petter, porque até agora nenhum usuário mesmo tinha analisado o lado `estético` da propaganda, que acredito que tenha sido a idéia do Guilherme ao publicar esses vídeos.
Cada um sabe do seu e ponto, não é mesmo? A intenção nunca foi descambar pro lado apelativo de certo/errado de quem faz ou deixa de fazer qualquer coisa!

Valeu :)


Guilherme Serrano
[www]

14/1/2009 11:06:00

Petter,

Este foi um dos melhores comentários que esse post recebeu. Quando eu publiquei os três vídeos o objetivo era analisar a campanha do ponto de vista da criação e execução, não imaginava que os comentários iriam para o lado "moral" da coisa.

Umas das coisa que me levou a "gostar" da campanha foi exatamente a foi a linguagem visual que tu citou, achei muito interessante. :)

Abraço e obrigado pelo comentário. :)


vortex
[www] 9/4/2009 18:27:00

Realmente muito interessante a linguagem e o apelo usados. Mas acho que ainda falta muita coisa pra ser discutida. O usuário de maconha ficou estereotipado como esquecido, lerdo etc....mas tem outros problemas causados pelo uso da droga, os quais ninguém se preocupa nem divulga...como esquizofrenia, síndrome do pânico, problemas renais e hepáticos, pulmonares....que deveriam ser mais divulgados. E esse papo de que maconha faz menos mal que outras drogas, já tá pra lá de ultrapassado. Falo isso, pq já me refugiei nesse argumento enquanto era usuário...

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

10/4/2009 10:47:00

Ótimo comentário vortex... a linguagem da campanha realmente foi o que mais me chamou a atenção também. Realmente os problemas que normalmente são ressaltados em campanha contra o consumo de maconha são apenas os problemas de memória... Abraço!


Felipe Lisboa
[www] 12/5/2009 17:59:00

A campanha é diferente, merece o post. Mas é difícil falar só da estética, em se tratando de um assunto polêmico. Pra muita gente, seria como discutir a gramática ou sotaque de alguém que te xingou a mãe. Não sou usuário, mas acho bem besta um comercial com tema "maconha" mostrar pessoas lesadas e um comercial com tema "cerveja" mostrar um baixinho gordinho de boina e bigode na companhia de mulheres peitudas em trajes sumários. Falei desta maneira justamente para evidenciar a estigmatização dos usuários de maconha. Acredito que o Estado, diante de uma questão polêmica e sensível à sociedade, deveria promover o debate, e não fazer uma campanha mostrando o ponto de vista do Secretário de Saúde (ou cargo que o valha) da vez. É uma questão em que várias pessoas inteligentes (das esferas política, acadêmica, imprensa etc.) têm opiniões diversas, quem é o Estado para decidir sozinho o que é o certo? Lembre-se: briefing vem de cliente, que sempre tem um chefe. Quem trabalha com publicidade cansa de ver que grande parte dos trabalhos é enormemente "contaminada" pela visão pessoal de um gerente, diretor ou "dono". Por que o cliente Governo seria diferente?

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

13/5/2009 09:30:00

A comparação com as campanhas de cervejas é ótima, isso me fez pensar na (extinta) publicidade dos cigarros. Talvez, com o tempo o que aconteceu com a publicidade dos cigarros (adeus, cowboys) acontecerá com a publicidade do álcool. Ou não. E realmente, é comum ver trabalhos "contaminados" com a visão pessoal de alguém que tem poder para mandar...


Drunk
13/5/2009 12:23:00

hauhauahuah!
Maneiro!
Dá mais vontade de fumar!!!!


[Responder este comentário]

Rafael
[www] 13/8/2009 14:21:00

Agora eu sei pq to trabalhando com a meia errada... uhahuauauhahuhauhahauhauhauhauhauhauhahauhauhauhauhuhauha

[Responder este comentário]

Deixe seu comentário!

Nome (requerido)

E-mail (requerido - não será divulgado)

URL

Quanto é 4 + 5?

Comentário


Topo