Software não resolve

Muito bomEste texto foi classificado como Muito bom

Esse texto é para quem está pensando em fazer cursinhos (webdesign, corel, photoshop, etc.) para se transformar em profissional. Calma, não é bem assim...

Este artigo é dedicado para você que está pensando em fazer curso de corel draw, curso de photoshop, curso de webdesign ou curso de dreamweaver (e equivalentes).

 

Eu acompanhava com certa frequência a comunidade do Orkut chamada Web design e design gráfico, e apesar de ser minoria, lá existem pessoas que ajudam os outros e falam a verdade nos tópicos, não estão lá para bajular tópicos de "avaliem meu site". Porém pela imensa quantidade de lixo para encontrar uma ou outra coisa que vale a pena eu parei de acompanhar a comunidade.

 

Software não resolve

É normal ver nas comunidades do Orkut relacionadas a design e até em conversas por aí pessoas questionando sobre cursos de webdesign, cursos de Photoshop, Corel, pacote Macromedia... meus caros, somente software não resolve.

Tu pode saber tudo de Corel, saber o que cada ferramenta faz, saber utilizar cada "efeito de lente" (aaargh) mas se tu não tiver a base teórica sobre semiótica, gestalt, cores e outros acredite, teu trabalho estará incompleto. Provavelmente só tu achará teu trabalho maravilhoso, pois estará avaliando apenas a parte técnica/operacional. Tu acabará se tornando um operador de software.

 

Se eu te disse que este carro foi feito no Paint, o mesmo que tu (usuário de Windows) tem aí?

Carro feito no MS Paint

Ilustração feita no MS Paint

Sei que tu deve estar duvidando, então aí está o vídeo para provar:

 

Sabendo o que precisa ser feito tu certamente encontrará ferramentas para isso.

 

Não estou condenando quem faz estes cursos, eles são bons para quem tem dificuldades em se adaptar as ferramentas. Mas eles ensinam somente ferramentas. Se você não sabe nada de Photoshop e vai fazer um curso técnico de Design onde o Photoshop será utilizado, tudo bem, faça um curso do software antes, vai ser útil, vai acelerar teu aprendizado no curso. Mas saber Photoshop não te transformará em designer, acredite.

 

Já dei aula em um "curso de webdesign", que na verdade era um curso de ferramentas Macromedia. Dei aula de Flash, Dreamweaver e Fireworks. Antes disso falei sobre HTML, mas não sobre webstandards, não sobre acessibilidade. Meus alunos saíram capacitados a desenvolver um site no Dreamweaver e a entender, na medida do possível, o HTML que o software gera. Aprenderam a fazer botões em Flash, ações e um mínimo, bem mínimo, de actionscript. Mas eles não aprenderam a pensar no usuário, a pensar em usabilidade, se preocupar com acessibilidade. Tudo o que eles queriam eram botões em flash, cronômetros e barras de títulos se movendo com "efeitos" em javascript. Sou formado em design, meus colegas de profissão sabem que isso dói, dói lá na alma. Ainda mais quando se trata de "meus alunos".

 

De que adianta tu dominar uma ferramenta se teu estudo vai parar por aí? Dominar o Dreamweaver não te capacita a fazer um site.

Antes de fazer um cursinho "barato" (e não é barato, acreditem) para aprender sobre ferramentas, que tal tentar descobrir o que é design e pensar em fazer um curso superior?
Talvez um técnico, mas não focado somente em ferramentas.

 

Aprenda a utilizar ferramentas mas aprenda também a utilizar a cabeça.

Sucesso! :)

Em: Carreira, Design digital, Design gráfico

Tags: carreira, educacao, cursos, design

O que você achou do texto?

  • Muito ruim
  • Ruim
  • Regular
  • Bom
  • Muito bom
Sua opinião é o que faz a comunidade funcionar, colabore para isso!
  • Rec6
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto

Comentários

Natty
[www] 22/12/2008 11:21:00

Alguém que concorda comigo! Minha-nossa, eu fiz semiótica nesse último semestre de 2008, e tu acredita que eu tinha colegas que diziam que a cadeira era inútil?? Pelo-amor-de-deus, que publicitário será esse que não pensa no que realmente quer transmitir para o público?

Eu acho que essas coisas vão de cada um mesmo, do modo como pensam. Tem gente que sempre acha que sabe o suficiente, e não corre atrás do restante.



[Responder este comentário]

Chris Benseler
22/12/2008 12:00:00

Puxando a sardinha pra área de programação, é a mesma coisa que pessoa que responde "eu sei dreamweaver" quando você conversa com ela sobre conhecimentos em html/css.
Eu poderia falar que sei design pois até manjo de operar o Photoshop, pegar uns tutoriais na web e aplicar os efeitos. Mas sempre que tentei fazer algo do 0, no final, via que nada ornava com nada.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

23/12/2008 09:44:00

Isso é o que eu estou descobrindo com programação, quanto mais estudo "mais eu sei que não sei". haha


Cleiver

3/3/2009 10:12:00

Acho legal aquele pessoal que diz "Programo em Dreamweaver".


Bianca Brancaleone
22/12/2008 14:57:00

Hun, é um bom ponto para se analisar.

Antes de tudo é necessário ter consciência. Quando se tem seus 14, 15 anos, e não se tem a menor idéia do que se quer para o futuro, talvez fazer esses cursos funcionem - pelo menos você vai saber se gosta ou não. Digo que foi o que fiz e, ao terminar o colégio, não tinha nada mais natural para fazer do que... sim, estudar design e aplicar o que eu havia aprendido de técnico.

O problema da consciência é saber que, você sabe operar, mas realmente fazer algo bom, completo, com conhecimento é outra.

Não condeno quem faz esses tipos de cursos, condeno quem faz esses cursos e se denomina `designer`... na verdade acho que condeno mais quem contrata esse tipo de profissional que se denomina `designer` e prefere pagar 1/3 porque ele faz `o mesmo serviço`.

É assunto que ainda dá muito pano pra manga ;)

[Responder este comentário]

rodrigo luiz genz
[www] 24/9/2009 08:44:00

opa adorei tanto o post quanto os coments e tambem o video da arte acima .. poxa tambem fico indignado com isso .. tem muita gente que se denomina desta mesma maneira.. nao tem nocao do que fazer se nao é ver vídeos tutoriais para criar algo .. e se dizem ser os designers.. estou tentando fazer o máximo possivel para que meus alunos se esforçem e tentem compreender o que eh ser um designer de verdade e colocar em mente que apenas o curso nao resolve nada.. pois tem uns que me descepcionam total =(

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

24/9/2009 09:46:00

Valeu pelos comentários Rodrigo! Onde tu leciona??


Alecio Barcelos
22/12/2009 08:44:00

Oi galera concordo com vcs em numero, genero e grau! Mas, sempre tem um mas, acerdito que os cursos são um começo bacana pra vc saber se leva geito pra coisa ou se ta só empolgado com os programas, tudo que tem uma base sólida dura muito tempo e os cursos nos ajundam a descobrir se é isso que vamos querer pro resto da vida. Acho que o mais importante é vc achar um caminho legal e os cursos de "web designer" ajundam quem tá afim de entrar no meio a descobrir se vale apena...

[Responder este comentário]

Mangaká
[www] 23/2/2010 20:03:00

Sem dúvida é super legal ver esse tipo de trabalho! Mas eu duvido muito que o sujeito usou mouse, com certeza foi com tablet, que pega no Paint normal, já rabisquei nele uma vez... Realmente, software não resolve. Já vi tantos desenhos incríveis como esse com programas tão simplesizinhos... ou materiais comuns como lápis de cor. Ótimo post!

[Responder este comentário]

Deixe seu comentário!

Nome (requerido)

E-mail (requerido - não será divulgado)

URL

Quanto é 8 + 2?

Comentário


Topo