Se vendêssemos pizzas como produzimos sites...

Muito bomEste texto foi classificado como Muito bom

Ótimo texto comparando sites com pizzas - quem trabalha com isso entenderá cada uma das situações!

SE VENDÊSSEMOS PIZZAS COMO PRODUZIMOS SITES…


nhamy


Imaginem as seguintes situações:

 - O cliente liga pra gente pedindo uma pizza e está mais preocupado com a aparência da pizza do que o conteúdo real dela.

 - No meio do trabalho de confecção da pizza, o cliente liga pedindo pra você mandar pra ele um preview de como está ficando a pizza para a aprovação (ou desaprovação) dele.

- Após o cliente acima receber a pizza-preview, ele pede pra fazer “uma pequena alteraçãozinha”: substituir a mussarela amarela por mussarela verde, simplesmente porque ele gosta mais de verde. Isso faz com que você tenha que jogar a pizza antiga fora e produzir uma nova, que além de dar mais trabalho, ficará bem mais feia.

- O cliente te liga numa noite qualquer pedindo 500 pizzas para serem feitas em 15 minutos, pois ele tem uma festa pra ser iniciada e resolveu te ligar só agora.


- Você destaca seus melhores pizzaiolos para atender a esse cliente porque seu pedido é ‘mais importante’ e deixa as pizzas dos outros clientes de lado, o que faz com que todos eles liguem pra reclamar que a pizza deles não esta pronta dentro do prazo.

- Após você produzir quase todas as pizzas do cliente acima, ele te liga avisando que não precisa mais de pressa porque ele errou a hora. Na verdade, você ainda tinha 4 horas pra produzir as pizzas.

- O cliente te pede pra colocar as azeitonas de forma simétrica de modo a dar destaque a área central da pizza, que afinal é a área mais importante do disco e é a primeira área que o cara que for comer a pizza deverá ver ao bater o olho nela.

- O cliente ouve falar de um novo “ingrediente da moda” e simplesmente se convence de que sua pizza deverá ter esse ingrediente, apesar do ingrediente ser inútil nesse caso e só dar mais dor de cabeça para ser implementado.

- O cliente pede uma entrega urgente que precisa ficar pronta em 2 minutos. Após você usar os seus melhores pizzaiolos, até contratar pizzaiolos freelancers pra fazer o serviço e atrasar novamente os outros serviços, você faz a entrega para o cliente e ele demora 4 horas pra começar a comer as pizzas.

- Ele pede que a pizza funcione perfeitamente mesmo pra quem gosta de pizzas pequenas, médias ou grandes, sem saber que isso demanda no triplo de esforço necessário, e não quer saber de pagar a mais por isso.

- Você faz uma pizza maravilhosa e entrega pro cliente, e ele então liga pra você pra reclamar que ele não tem garfo e faca, que são necessários pra comer a pizza.

- Um possível cliente te liga pra pedir uma pizza e quando você pergunta que pizza que ele quer, ele te responde que não sabe, que só quer uma pizza porque todo mundo que ele conhece tem uma.

- O cliente te liga, pede uma pizza super incrementada e trabalhada, e simplesmente não entende como você pode cobrar tão caro por essa pizza, sendo que o boteco da esquina dele faz uma pizza por bem menos.

- Outro cliente te liga e pede uma pizza e fica abismado com o preço que você que cobrar por ela, e ele te diz que o sobrinho dele faz uma pizza por um décimo do preço que você pede (ele usa um template de pizza semi-pronta comprada no Carrefour).

- O cliente te liga e pede uma pizza linda, mas avisa que ja pediu a mesma pizza pra 5 outras pizzarias e só pagará a que ele mais.

- O cliente te liga e pede que a pizza dele tenha todos os ingredientes possíveis e imagináveis que você tem no seu estoque, mesmo os mais absurdos possíveis, achando que isso fará a pizza mais atrativa a quem for come-la.

- O cliente pede a pizza, sem problema nenhum, mas você não poderá entrega-la por motivos de segurança. Ele não quer que você entre na casa dele, então você terá de entrega-la na casa do agente de segurança dele, que mora do outro lado da cidade, que então a entregará pro cliente…que mora do lado da pizzaria.


- O cliente não tem amigos americanos, nem espanhóis e nem nada em casa, mas mesmo assim te pede que você mande uma pizza com versões em inglês, espanhol, japonês, javanês, svenska, paquistanês, francês e gaulês.

 

E aí, se reconheceu em algumas situações?

 

Enviado por email pela @caracolisc - texto do Zeh Fernando

Em: Carreira, Design digital, Internet

Tags: desenvolvimento, site, carreira, trabalho, pizza

O que você achou do texto?

  • Muito ruim
  • Ruim
  • Regular
  • Bom
  • Muito bom
Sua opinião é o que faz a comunidade funcionar, colabore para isso!
  • Rec6
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto

Comentários

TiagoOs
[www] 16/5/2009 14:39:00

rs... Muito bom, realmente nos deparamos com muitas dessas situações, no nosso bonito e nada estressante `Dia-a-dia`. abraços

[Responder este comentário]

Aecio
[www] 16/5/2009 17:05:00

"o sobrinho usa um template de pizza semi-pronta comprada no Carrefour" hahahahaa pior que é bem assim mesmo! esse texto deu uma fome.. ja volto..

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone
[www]

16/5/2009 20:47:00

Haha, eu preciso lembrar de não entrar nesse post antes do almoço também :p


Guilherme Serrano
18/5/2009 11:40:00

"O cliente te liga e pede que a pizza dele tenha todos os ingredientes possíveis e imagináveis que você tem no seu estoque, mesmo os mais absurdos possíveis, achando que isso fará a pizza mais atrativa a quem for come-la". Nessas horas eu pergunto: PORQUE FUI SER PIZZAIOLO! haha :P

[Responder este comentário]

Eder Santana
19/5/2009 09:22:00

todas essas situações acontecem por falta de planejamento da empresas, principalmente porque seus administradores não sabem muito bem o que querem a unica coisa que eles sabem que eles querem ter, mais não sabe o que. Ai e a hora que o webmaster sofre porque toda hora o cara tem uma ideia diferente pra colocar no site da empresa.

[Responder este comentário]

Sodré
[www] 19/5/2009 10:30:00

Nossa, já passei por quase todas as situações acima.

[Responder este comentário]

Ramon Bravin
[www] 19/5/2009 10:36:00

Tem trabalhos que até me recuso a fazer se eu não puder criar... mais como estamos num mundo capitalista as vezes sai cada coisa, ai não coloco meu nome embaixo rs... foda!!!

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone
[www]

19/5/2009 10:38:00

Haha, boa Ramon... a eterna indecisão de `botar ou não no portfólio` :p


Guilherme Serrano
[www]

19/5/2009 10:57:00

As vezes não assinar um trabalho é realmente a melhor opção... :)


Pedro Bastos
[www] 19/5/2009 11:19:00

Olha, se voce compara o trabalho de fazer sites, com o de fazer pizza, entao voce está no trabalho errado e deveria ir fazer pizzas. Fazer sites dá trabalho mesmo, e é por isso que amadores que cobram 200 reais para fazer um site, vao ficar comparando o trabalho deles como de fazer pizza. Se voce acha que fazer sites deveria ser facil, que os clientes sao chatos, entao realmente voce nao quer trabalhar. Trabalho é isso mesmo, é dureza. Quem cobra BEM para fazer um site, nao fica reclamando do trabalho, agradece o trabalho que tem - ganha para isso e pode comer muitas pizzas depois, nos melhores restaurantes. Quem é assalariado para fazer site, e ganha fixo para trabalhar X horas por mes, tambem nao pode reclamar. Ninguem esta te obrigando a fazer sites. Ridiculo esse post.

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone
[www]

19/5/2009 11:27:00

Olha Pedro, acho que você não entendeu bem a idéia do post, tanto que todos que trabalham na área disseram que é realmente assim. Esse texto não é meu, é desses que `circulam por email`, e é uma ANALOGIA, sabe como é? No entando, você tem o direito de achar que não tem nada a ver, mas não tem o direito de criticar o trabalho dos outros sem conhecer. No mais, valeu pelo comentário.


Guilherme Serrano
[www]

19/5/2009 11:33:00

Acho que tu só leu o título, ein Pedro? A comparação é uma sátira muito bem humorada com as dificuldades encontradas no dia a dia de quem trabalha com desenvolvimento de sites... Das duas uma: ou tu não leu o artigo todo, ou não trabalha com desenvolvimento de sites (ou está em um mercado MUITO melhor que o brasileiro, que é a nossa realidade aqui)... De qualquer forma, que graça teria o mundo se o azul fosse a cor favorita de todo mundo? A opinião é livre :)


FeLiPe
[www]

26/8/2009 12:43:00

Quando bati o olho no título pensei a MESMA COISA ... Pra entender tem que ler mesmo!!! ah... e levar na boa ... pq apesar de ser BEM assim mesmo, no fim isso td é problema que você tem que resolver sem reclamar... conseguir resolver é o que dá valor ao seu trabalho!


J.C!
[www] 20/5/2009 09:21:00

otimo texto! bem divertida a leitura =)

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone
[www]

20/5/2009 09:47:00

Olá J.C! Seria aquele famoso caso "seria cômico se não fosse trágico"? Haha! Mas quem trabalha com isso sabe os prazeres e dores que temos. []s


Elias do Nascimento
20/5/2009 09:41:00

Bom dia....<br />
Sensacional o texto, usarei na empresa onde trabalho para alertar (PRINCIPALMETE) os vendedores, apenas substituirei as pizzas por camisas, he..he..he... eles poderão até me ignorar mas...... provarei ter razão quando digo que nem sempre o cliente está com a razão e que eles devem saber vender o produto de maneira que viabilize tambem a produção.<br />
Um forte abraço e PARABÉNS!!!

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone

20/5/2009 09:46:00

Bom dia Elias! Que bom que esse texto pode te ser útil. Realmente, analogias funcionam ás vezes... Se der resultado, conta pra gente depois, haiuhai! []s


Elias do Nascimento
20/5/2009 10:02:00

Pode aguardar Bianca, contarei com o MAIOR prazer, ou colocarei as fotos deles, vestidos com arreio e puxando uma charrete....k k k k k k k .........
té!

[Responder este comentário]

Alescio
[www] 20/5/2009 23:57:00

Muito boa essa publicação Bianca. Como certamente todos os Designers do universo, já sobrevivi a diversas situações parecidas...

[Responder este comentário]

Henrique Neto
3/6/2009 19:00:00

Putz... mto show o post. Realmente isso acontece muito no nosso dia-a-dia. Mas olhando por outro lado isso ate nos da mais experiência, bom é o que acontece comigo neh :D

te +

[Responder este comentário]

Fabio
16/6/2009 14:40:00

Olá Bianca,

muito iterssante seu artigo, na minha área - operação de marketing - acontece o mesmo, todos conhecem alguém, sabem tudo e precisam para já, além de ter alguém que faz mais barato e melhor.
Mesmo assim, vamos em frente,pois acredito que a qualidade faz diferença e com o tempo os clientes acabam aprendendo.
Um abraço,

Fabio Passerini


[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone

16/6/2009 15:13:00

Olá Fabio... Que bom saber que não estamos sozinhos nesse mundo quanto aos clientes, huiahuia! Só uma coisa, o texto não é meu, tá a fonte ali no finalzinhod o texto - os créditos devem ir para o Zeh Fernando ;) Abs.


Eléonore
[www] 16/6/2009 18:08:00

Oi Bianca,

Adorei o post! Eu trabalho numa empresa de legendagem e reconheci muitas situações descritas ai. Até parece que boa parte da relação com o cliente é explicar para ele o que é o que ele quer, ou seja, o que você faz exatamente.

Eu ia poder adicionar uma que corresponde ao tipo de problema que a gente mais encontra em nossa area:

- O cliente chega na pizzaria e pede uma pizza super legal e super gostosa. Só que pra pagar menos, ele trouxe todos os restos de comida que podia achar no fundo da cozinha dele. Ja que ele te fornece os ingredientes, ele pensa que vai sair rapido, perfeitinho e quase gratis.

; )

[Responder este comentário]

alexandre
[www] 7/7/2009 19:12:00

Interessante as comparações feitas,mas porque um pizzaiolo não pode fazer um site?Eu sou metalurgico e fiz um,acho que se tiver vontade consegue,mas vou dizer uma coisa certa não é facil fazer,estou tendo muito trabalho para deixar como eu quero,tudo do meu site eu que estou fazendo,ate as animações em flash.Eu não faço site para ninguem,para isso existem profissional,mas eu discordo de que é melhor pagar para ter um site bonito,funcional etc... sou metalurgico estou fazendo meu site e arrumo computador,agora eu pergunto qual é o probema disso tudo,faço muito bem minhas funções,sem reclamação de clientes,vai depender de cada um,se der conta de fazer site e trabalhar em outra área,eu achava complicado fazer um site e ainda acho mas consegui muito conhecimento claro que seria melhor pagar,mas imagine cada vez que eu fosse mudar algum coisa no site e pagar,não sobraria um centavo no final do mês deem uma olhada como era meu site quando comecei http://www.facilanunciar.com e vejam como eu estou conseguindo melhorar sem ajuda de ninguem http://www.awspropag.com mas esse texto tem tudo a ver com o que acontece por aí valewwwwww.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

7/7/2009 21:24:00

Alexandre, o motivo para pagar alguém para fazer alguma coisa é simples: a pessoa é especializada naquilo. Com todo o respeito, a sua habilidade para desenvolver sites deve equivaler a minha ao tentar dar forma a um pedaço de metal... eu posso até tentar, posso aprender muito e sem dúvida vou evoluir! Mas estará longe de "qualidade" de um profissional. Abraço!


Guilherme Serrano
[www]

7/7/2009 22:06:00

Ah, e antes que eu seja mal interpretado, não estou falando de "medidas proibitivas" que só profissionais desenvolvam sites, seria a mesma coisa que proibir quem não é Chef de cozinhar! Meu ponto de vista é apenas como atuação profissional, que fique claro :)


Alex Saueressig
[www]

7/7/2009 22:08:00

A iniciativa é boa ao fazer um site por conta própria. O resultado não. Por essas e outras que não me aventuro na metalurgia.


Bianca Brancaleone
[www]

7/7/2009 23:12:00

Eu sou designer e porque eu não posso colocar uma ponte de safena em alguém? Simples, porque não tenho conhecimento pra isso. Eu posso ler, aprender onde fica cada veia, artéria, o que eu tenho que cortar e costurar... mas e a vida da pessoa ali, vai ficar no risco do meu conhecimento escasso? Claro que a situação exposta aqui é extrema, mas pode ser o que acontece com `sobrinhos` por aí - você até disse que faz isso por conta própria e para você mesmo (o que não é o caso do site de anúncios que você mostrou) - você pode acabar com o negócio de alguém fazendo se passar por conhecedor de determinado assunto. Imagina se nesse seu espaço publicitário uma empresa renomada de brinquedos de criança está sendo anunciada do lado de uma mega propaganda de um sex shop? Imagina o problema que não poderia gerar para essa empresa e principalmente para você... As pessoas deveriam pensar nas coisas com mais profundidade do que pensam normalmente, ainda mais quando é para gerar um retorno financeiro e envolvendo nomes de terceiros no negócio ;)


Felipe de Castro Sanches
[www]

28/7/2009 10:39:00

O site mais lixo da historia. hahahaha Só pode ta brincando...


alexandre
[www] 7/7/2009 22:50:00

pois é galera o certo seria cada um no seu ramo,mas valeu pelo comentario,pelo jeito tenho muito que aprender,e melhorar mas não vou desistir,faço isso por economia,não para atrapalhar os grandes profissionais da área,se eu não fosse tão teimoso em aprender eu já teria desistido,por isso dou um grande valor para vocês profissionais,porque não é qualquer um que consegue fazer tudo,digo tudo do zero,porque tem muitos templates prontos que o pessoal pega e fala que sabe fazer sites e começa a cobrar uma ninharia e quando tem que fazer uma mudança não sabe nem mexer no html um abraço pessoal

[Responder este comentário]

alexandre
[www] 7/7/2009 22:57:00

A guilerme nao levei a mal seu comentario,muito pelo contrario,é até bom as criticas assim a gente melhora,eu escrevi isso exatamente com esse propósito,para saber como ia ser a reação de algum webdesin experiente,porque a gente (eu) leigo parece que ficou bom mas quando um profissional olha é outra coisa,ve erros que a gente (eu) não consegue ver,eu nem posso argumentar nada porque realmente não sou da área de design mas valeu pelo comentario,já sei que vou ter que melhorar .

[Responder este comentário]

alexandre
[www] 7/7/2009 23:34:00

Bianca concordo 100% com seu comentário,mas eu já tinha pensado nisso,por isso na página inicial não vai ter link com conteúdo adulto,não pretendo fazer isso nem que eu tenha que perder o cliente,posso perder um cliente mas não a imagem de meu (quase site) e sem querer ofender vocês profissionais um site não tem vida,se fizer errado é só apagar e começar outro já uma ponte de safena mau colocada nao tem como apagar,uma coisa é certa ninguem nasce sabendo mas com vontade naquilo que se faz eu acredito que existe possibilidades de se tornar um bom profissional.

[Responder este comentário]

André Santos
[www] 10/12/2009 11:44:00

Não vou entrar no mérito da questão, minha opinião é a geral de quem é profissional e não curioso na área, e já disseram exatamente o que eu diria... : ) Sobre o post, também é legal quando a menina que atende no balcão diz para o pizzaiolo (após às 18hrs, óbviamente) que, a pedido do cliente, vai ser preciso colocar todas as azeitonas 0,2 cm para o lado, pois isso é algo de alta prioridade e que impossibilita a entrega da pizza... : P

[Responder este comentário]

Deixe seu comentário!

Nome (requerido)

E-mail (requerido - não será divulgado)

URL

Quanto é 1 + 4?

Comentário


Topo