Palestra com CEO do Mercado Livre
Este texto foi classificado como Muito bomUm pouco da história de um dos maiores players tratando-se de e-commerce da América Latina - o Mercado Livre na visão de seu criador e CEO, Marcos Galperín.
Um dos momentos mais proveitosos do Campus Party 2010 foi poder ouvir o Marcos Galperín falar (pela primeira vez no Brasil) sobre a criação e o crescimento do Mercado Livre - foi uma verdadeira aula sobre empreendedorismo.
Um trabalho de conclusão da Stanford se tornou uma empresa que movimenta (e lucra) milhões, como?
O Marcos falou bastante da dificuldade inicial do Mercado Livre "decolar" e passar a dar lucro. Levou mais tempo do que o planejado, foram seis anos até a empresa começar a dar lucro. Seis anos de investimento, persistência e aprendizado.
Persistência e disciplina são duas características essencias para três tipos de pessoa que admiro e procuro seguir: investidores, empreendedores e jogadores de poker.
Foto do TargetHD, clique na imagem para ampliar.
Manter uma empresa por seis anos no vermelho exige muita persistência.
Mas o resultado aparece, acompanhem abaixo...
Números do Mercado Livre - 3 tri 2009
Os números são impressionantes e animadores.
- 40 milhões de usuários cadastrados
- Lucro líquido de US$ 9,9 milhões (67,7% a mais que o mesmo período no ano anterior)
- Receita de US$ 50,6 milhões
- 8 milhões de negociações realizadas
O Marcos deixou claro que a foco do Mercado Libre (ou Mercado Livre) é a América Latina, disse que eles não tem (tanto) interesse em competir com outros players que já dominam o mercado Europeu e Norte Americano.
Infomoney explica...
Sobre a atuação na América Latina, ele* lembra que se trata do segundo mercado que mais cresce em penetração na internet e o uso crescente da web para fazer compras é apenas um reflexo disso. Na AL, o Brasil é o País que mais gera receita para a empresa, representando entre 50% e 70% dos seus números.
Parte de matéria da Infomoney
*ele é Helisson Lemos, diretor de Marketing e Operações do Mercado Livre
O crescimento do mercado não é segredo, a poucos dias postei aqui o resultado da pesquisa F/Radar que ajuda a definir e entender o perfil do internauta brasileiro. Com o tempo acredito que nós vamos navegar mais, ter internet um pouco mais acessível e comprar mais pela internet.
Mas os dados sobre o uso da internet no Brasil revelados pelo CETIC não são muito bonitos, acompanhem alguns dados coletados deste post sobra uma visão não tão utópica sobre a inclusão digital que muitos defendem:
A1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM COMPUTADOR
Percentual sobre o total de domicílios1
Percentual (%)
Sim
Não
TOTAL
24
76
55
C2 - PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE ACESSARAM A INTERNET - ÚLTIMO ACESSO
Percentual sobre o total da população1
Percentual (%)
Há menos de
3 mesesNos últimos
12 mesesHá mais de
12 mesesNunca acessou
a internet
TOTAL
34
38
3
59
SUDESTE
37
41
2
57
NORDESTE
28
31
2
67
SUL
37
42
4
54
NORTE
28
31
1
68
CENTRO-OESTE
38
42
3
Estes dados indicam que o mercado para e-commerce ainda tem muito o que crescer aqui no Brasil. Muito mesmo, e que a prometida inclusão digital não é a realidada que a Regina Casé pinta na rede Globo. Hoje inclusão digital é lan house - muitas vezes somente para acessar o Orkut.
Sinto muito, mas para mim isso não é inclusão digital. Mas o papo hoje é outro: Mercado Livre e dinheiro.
O Marcos mostrou o motivo do Mercado Livre chegar onde chegou, e deu alguma dica para os empreendedores:
- Tenha uma equipe apaixonada pelo que faz
- Mantenha o foco nos seus usuários
- Seja persistente
- Acredite no potencial da sua equipe e empresa
Assista o vídeo da palestra do Marcos Galperín
E para quem perdeu e quiser assistir a palestra em vídeo, aí está:
E uma foto da equipe do Mercado Livre que esteve no evento:
Equipe e o dirigível do Mercado Livre na Campus Party 2010
Foto do blog do ML no Cparty
(clique na imagem para ampliar)
Espero que essas informações sejam proveitosas para vocês como foram para mim - cada vez mais aprendendo a empreender! :)
Conhecendo o empreendedorismo pela história de Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google)
Receita de inovação
Google não tem mais o título de melhor empresa para trabalhar
Produtividade num templo budista. Faz sentido?
O arquiteto da informação está a serviço da clareza
Girl Power: garotas dão um pau nos garotos quando o assunto é gadgets (lá fora)
Bianca Brancaleone
3/2/2010 12:55:00
[Responder este comentário]
Bianca Brancaleone
3/2/2010 13:01:00
[Responder este comentário]
Cristian Farias
3/2/2010 13:14:00
[Responder este comentário]
Paulo
3/2/2010 13:20:00
[Responder este comentário]
Guilherme Serrano
Bianca Brancaleone
Graduado em design, viciado em web, adoro desenvolvimento, mashups, usabilidade, o universo e tudo mais.
Vivo de e para internet. :)
Nível do usuário: Senior
Publicações: 507
Karma: 52339
Pontos: 28












![Gerador de senha aleatória em PHP [UPDATE]](http://www.andafter.org/images/posts/1578.jpg)
