Infográfico do problema de Monty Hall [UPDATE]

Muito bomEste texto foi classificado como Muito bom

Infográfico sobre probabilidades e o Problema de Monty Hall - como dobrar suas chances de ganhar no jogo de "adivinhação"?

Sempre gostei muito de questões relacionadas a lógica, isto envolve algo que me fascina já faz bastante tempo: probabilidade.

Quem me conhece sabe que adoro jogar poker (apesar de ainda estar longe de dominar o jogo), e meu fascínio por este jogo se dá pelo fato do jogador ter o poder de escolher as mãos que tem probabilidade de ganhar.

Claro que jogar quando a probabilidade de ganhar envolve uma série de fatores que só o tempo e estudo vão permitir: saber "contar" cartas que melhorem seu jogo, "ler" as apostas de quem está na mesa, saber contar possíveis cartas que piorem seu jogo, saber a probabilidade de saírem as cartas que você contou como salvadoras... isso sem contar outro quesito importantíssimo no jogo: aposta. Qual a probabilidade do meu adversário pagar a aposta para eu aumentar mais? Qual a probabilidade que tenho de vencer e quanto vale pagar para ver mais uma carta baseado nisso?

Probabilidades

Atualmente estou lendo um livro (O Andar do Bêbado: como o acaso determina nossas vidas) que diz (e me provou) que nosso cérebro não está preparado para lidar com a aleatoriedade e ela está presente em tudo ao nosso redor.

Apesar de estarmos cercados de aleatoriedade, ainda assim é possível calcular algumas probabilidades. Probabilidade é o que define a chance de determinada coisa acontecer se aquela situação se repetir por diversar vezes.

Se eu atravessar a avenida correndo sem olhar para os lados, qual a probabilidade de eu ser atropelado? Para definir isso o correto seria: atravesse a avenida correndo diversas vezes, 100 por exemplo. Anote quantas vezes você foi atropelado na tentativa, esta será a porcentagem (muito alta, imagino) de chances (a probabilidade) de você ser atropelado ao atravessar uma avenida correndo sem olhar para os lado.

Não posso deixar de novamente tocar no assunto do poker, estou lendo também outro livro que fala sobre probabilidades, este aplicado ao jogo: Aprendendo a Jogar Poker (Leo Bello). E cada vez mais eu percebo que os números são nossos amigos...

 

O Problema de Monty Hall

Monty Hall era o apresentador de um talkshow norte americano chamado Let’s Make a Deal. Em um dos quadros do programa tinha um jogo, onde Monty Hall mostrava 3 portas aos participantes.

Atrás de uma das portas havia um carro, nas outras duas haviam cabras. o jogo funcionava da seguinte forma:

  1. O jogador escolhia uma porta
  2. O apresentador abria uma das outras duas portas restantes, mostrando uma cabra
  3. O apresentador dava a chance para o jogador mudar de porta

A pergunta é: sendo racional, vale a pena mudar de porta?

Criei um infográfico com a resposta:

 

 

Inicialmente dizer que vale a pena mudar parece não ter lógica nenhuma, mas depois de raciocinar um pouco é possível entender o pensamento que prova que a mudança aumenta sim as chances de "acertar" o carro!

Já foram feito testes em cima desta teoria, que ficou conhecida como O Problema de Monty Hall

E você, se convenceu?

 

[UPDATE]

Depois do comentário do Knuttz sobre a "prova" do funcionamento desta teoria, procurei uma tabela que havia visto quando esta pesquisando sobre o assunto, ela ajuda a entender um pouco melhor de forma bem explícita porque a probabilidade aumenta: simulando as 3 opções:

Tabela - O problema de Month Hall

Clique na imagem para ampliar

 

Agora sim, não é questão de convencimento: é seguir a razão. Ou não? :)

Em: Design gráfico, Variedades

Tags: matematica, probabilidade, infografico, design-grafico

O que você achou do texto?

  • Muito ruim
  • Ruim
  • Regular
  • Bom
  • Muito bom
Sua opinião é o que faz a comunidade funcionar, colabore para isso!
  • Rec6
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto
Links externos relacionados
    Nenhum link relacionado

Comentários

Rafae Cavalcante
[www] 14/3/2010 19:04:00

Fantástico! Mas se fosse comigo não daria certo, pois sou muito azarado... haha Tudo bem aumentar as chances, mas se o carro estiver na primeira, vc se f*de do mesmo jeito! huUHSUSUAHS

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

14/3/2010 19:06:00

Mas sua chance de ganhar dobra mudando... hehe


Guilherme Serrano
[www]

14/3/2010 19:07:00

Ah, e "azar" tá ligado as probabilidades ein... eahueaheauahe


Rafael
[www]

16/3/2010 14:25:00

Pô, não me faça pensar que me fodi pq não quis mudar! huahuahu


El Panaton
14/3/2010 21:37:00

Estou lendo o mesmo livro tb :)

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

14/3/2010 23:42:00

E o que está achando?


El Panaton

15/3/2010 10:49:00

algumas coisas eu acredito que sejam verdades, mas ainda nao tenho uma opiniao formada


Bianca Brancaleone
15/3/2010 00:23:00

Acho que lendo e relendo de novo faz mais sentido pra mim agora, quase me convenci, haha! :P

[Responder este comentário]

Gilberto "Knuttz" Soares Filho
[www] 16/3/2010 12:04:00

Você pode até não acreditar, mas uns 8 anos atrás, quando eu topei pela primeira vez com este teorema, um amigo fez um script em perl, para reproduzir a situação (1 em 3, 1 em 2), e deixou-o rodando por 2 dias em cada situação (mudando e não mudando)... Algumas centenas de milhares de simulações depois e o teste empírico comprovou a realidade, quando *não* mudava, 1/3 das vezes ganhou-se o carro, quando mudava, 2/3 das vezes ganhava-se o carro ;-)

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

16/3/2010 12:13:00

Pois é, eu dei uma pesquisada e encontrei scripts em PHP que fazem a simulação! O negócio parece surreal, mas funciona mesmo. Encontrei uma tabela que exemplifica melhor o "porque" de ganhar em 2/3 das vezes, mas está em casa. Quando eu encontrá-la complemento no post... :)


Gilberto Soares Filho
[www]

16/3/2010 13:38:00

O lance Guilherme, é que ninguém se toca que ao trocar de porta é como se na realidade estivesse escolhendo DUAS portas em 3, a que ele já sabe que tem um bode, mas é nula, enquanto a manutenção da opção original é UMA só porta em 3 ;)


Bianca Brancaleone
16/3/2010 12:44:00

É, é, é! Me CONVENCEU agora (razão, pffff) Huiahuia! Nota mental: Quando eu for num programa desses e me derem a opção de mudar, MUDAR SEMPRE (menos quando tiver com feeling de que tô certa... #brinks)

[Responder este comentário]

Cristian Farias
16/3/2010 13:16:00

Eu não acredito.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

16/3/2010 13:33:00

COMO NÃO? Tá provado em números. Ninguém pode contra número!


Cristian Farias

16/3/2010 14:14:00

Seus bogorrilhas! #MomentoTroll


j. noronha
[www] 16/3/2010 14:28:00

Claro que tem que levar em conta a Lei de Murphy quando a situação é prática, ou seja: qualquer que seja a escolha, será a pior.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

16/3/2010 14:32:00

É fato é que Murphy sempre prevalecerá, principalmente valendo um carro... haha


Rafael
[www] 16/3/2010 14:28:00

Com o update ficou claríssimo pra quem não entendia.

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone
[www]

16/3/2010 16:11:00

#FATO Eu prefiro dizer que antes não me convencia, e não que eu não entendia *assobia* orgulho win! Huiahaui!


Tiago Menna Franckini
[www] 16/3/2010 21:16:00

Embora eu não acredite que números sejam inquestionáveis...
Sim, trocar de porta aumenta a probabilidade. Passei uma semana tentando convencer uma colega disso no Ensino Médio, mas não tive sucesso... Será que seria estranho se eu mandasse isso por email pra ela depois de anos sem entrar em contato? Bom, não adianta nada, não ia convencer de qualquer forma...

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone
[www]

16/3/2010 23:01:00

Hahaha, manda scrap (acho mais informal) *-)


Tiago Menna Franckini
[www]

17/3/2010 01:37:00

uhHUAuhaUHAuhauh Eu mandaria, mas a criatura não tem Orkut! Aí fica difícil...




Tiago Menna Franckini
[www] 17/3/2010 01:41:00

IDÉIA
Problema de Monty Hall Extendido:

6 portas

Você escolhe uma para você e mais uma para que o apresentador revele o conteúdo, tendo, depois da revelação do apresentador, o direito de trocar de porta.

Você sabe qual o conteúdo das portas, mas não que porta tem o que.

Porta 1 - Carro 0km
Porta 2 - Cabra
Porta 3 - Serginho Malandro com uma buzina e espuma de carnaval
Porta 4- Te dá a chance de escolher uma porta a mais caso aberta (pelo participante OU pelo apresentador, tanto faz.) Note que caso ela seja aberta pelo apresentador o participante pode optar por manter a porta originalmente escolhida e escolher mais uma OU por trocar a porta original e escolher mais uma, ficando, em qualquer um dos casos, com DUAS PORTAS. Caso seja aberta pelo participante, ele simplesmente troca de porta automaticamente e não tem chance de fazê-lo de novo.
Porta 5 - Carro Usado
Porta 6 - Caso aberta pelo apresentador, obriga o jogador a trocar de porta automaticamente, escolhendo em seguida mais uma para ser aberta pelo apresentador, e podendo, depois disso, trocar novamente de porta - ou não. Caso aberta pelo jogador, considera-se que ele não ganhou nada.

Note que, graças aos efeitos da porta 4, é possível ganhar mais de um prêmio, sendo a ordem de desejabilidade dos resultados:
1 - Carro 0km e Carro Usado
2 - Carro 0km e Cabra
3 - Carro 0km
4 - Carro 0km e Serginho Malandro
5 - Carro Usado e Cabra
6 - Carro Usado
7 - Carro Usado e Serginho Malandro
8 - Cabra
9 - Cabra e Serginho Malandro
10 - Não ganhar nada
11 - Serginho Malandro

A pergunta é: Qual a atitude correta a tomar para cada porta que o apresentador abrir? Para a porta de troca obrigatória, considere também a segunda porta aberta pelo apresentador.

[Responder este comentário]

Tiago Menna Franckini
[www]

17/3/2010 01:43:00

OBS: Dizer que não se ganha nada na porta 6 quer dizer que não se ganha nada COM ELA. Ela não anula, entretanto, quaisquer prêmios oriundos de outras portas caso o jogador a acabe abrindo em conjunto com outra.


Guilherme Serrano
[www]

17/3/2010 09:46:00

A resposta deve ser 42...


Dhanieu
[www] 19/3/2010 09:58:00

Acho que não tem logica isso porque fica:
1 x 2 x 3
não tendo o 3 fica:
1 x 2
chances de 50%.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

19/3/2010 10:35:00

Concordo com isso SE você não tivesse mais informações, mas como você tem informações da "jogada" anterior, esta regra de 50% não se aplica ;)


Graf
19/3/2010 09:58:00

Eu acho que não é bem isso... como vc gosta de poker já deve ter assistido aqueles torneios de texas hold-en na tv onde se mostra as cartas dos participantes e a probabilidade da mão deles ganhar... as probabilidades se alteram no decorrer do jogo de acordo com que as cartas vão saindo... neste caso a escolha seria de 1/3 sim, mas aí vão mostrar que 1 das outras é cabra... então na realidade como vc não perde nunca na primeira ela fica como 100% de sucesso na primeira fase e na segunda, onde vc finalmente pode perder e escolhe 1 de 2 portas é 50% de chance de ganhar... sua tabela no update está falha porque ela não considera 1 opção no caso de vc ter acertado na primeira escolha na tabela vc escolheu a certa (esquerda), eles removeram a cabra da esquerda e vc troca pela cabra do meio, mas vc tem que considerar também que vc escolhe a porta certa (esquerda), e eles removem a cabra do meio, e vc pode trocar pela cabra da direita... é sempre os 50% das 2 portas finais...

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

19/3/2010 10:34:00

Oi Graf! Na tabela a primeira coluna representa a escolha da porta correta, que caso mude vai levar ao erro. Não interessa qual porta seria "retirada", você muda e perde igual caso acerte de primeira. Mas a probabilidade disso acontecer é 1/3 contra 2/3 de você ganhar. Só seria 50% nas finais se este fosse o início do jogo: uma porta com cabra e uma porta com carro. Como você tem mas informação, as probabilidades mudam, ficando 2/3 caso você mude... :)


Graf

19/3/2010 11:09:00

Você não pode ignorar nenhuma opção... cada opção que vc ignorar vc aumenta o erro da sua conta...


Rael
[www] 19/3/2010 10:28:00

Graf, você tem razão, falta a opção "escolher a porta certa e eliminarem a porta do meio". O que leva ao óbvio: 50% de chance. Mas repare que fizeram até scripts com a lógica errada (eliminando essa possibilidade que esqueceram).

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

19/3/2010 10:36:00

Se escolher a porta certa e eliminar a porta do meio o resultado é o mesmo, portanto não faz diferença, não é uma "opção a mais".


Rael
[www] 19/3/2010 10:49:00

Bom Guilherme, o resultado ser o mesmo não elimina o fato dessa possibilidade existir. Se você quer fechar os olhos e matar o estudo de probabilidades, aí é com você.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

19/3/2010 10:56:00

Haha, tudo bem... verifica os scripts, não consegui entender a visão de vocês sobre a probabilidade de 1/3 virar 1/2 com a eliminação de uma porta. Acho que vocês estão ignorando a informação, estão "resetando" as informações quando podem mudar de porta ou não. Para facilita ro entendimento do teorema de Monty Hall, façamos o seguinte: imagine que existem 100 portas, você esolhe uma. Restam 99 portas fechadas, certo? Aí o apresentador elimina 98 delas (sem o carro) e lhe dá a chance de mudar. O problema é o mesmo, vale a pena mudar? A chance do carro estar em 99 das portas é muito maior que estar na escolhida inicialmente (o mesmo se aplica com as três portas), logo se você mudar sua chance de acertar é de 99/100 ao invés de 1/100 (com a primeira porta). É questão de lógica, mas não vou continuar debatendo, como disse o Knuttz "tem gente que morre e não acredita no teorema de Monty Hall"... hehe :)


Guilherme Serrano
[www]

19/3/2010 10:59:00

Ah, e sobre as possibilidades, a amostra é diferente. No seu caso teríamos que analisar também se o carro estivese na porta 2, na 3 e todas as probabilidades. Aumenta a tua "teoria" mas aumenta a probabilidade das duas colunas também, por isso fica elas por elas... não? :P


Graf
[www]

19/3/2010 11:14:00

seguindo exatamente a sua lógica com 100 portas... vc escolhe 1, aí 1 a uma tiram 98, sobram 2, vc quer dizer que tem 99% de chance de ser a outra? (veja que no final não muda quantas portas existiam antes, 3, 100, 1 milhão, vão ser retiradas todas portas erradas menos 1) e quantas portas erradas que foram removidas não afetam em nada as portas que restaram...


Aecio
19/3/2010 11:01:00

Não sei se trocaria de porta mesmo sabendo da maior probabilidade. O remorso de ter trocado uma porta premiada por uma `cabrada` seria muito grande hahaha

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

19/3/2010 11:03:00

haha, isso é um fato. É a lei de Murphy, nosso cérebro "aprende" (grava) mais com os erros. Por isso somos tão ruins com probabilidades, lembramos mais das que dão errado do que as que dão certo... haha :P


Rael
[www] 19/3/2010 11:03:00

Os scripts foram feitos usando essa lógica errada, simples assim. Você tem duas possibilidades iniciais: estar certo ou não. Caso esteja certo, o apresentador pode eliminar a porta B (o que o info gráfico ignora) ou C. Veja que é a mesma lógica que você defende quando você escolhe a porta errada: nesse caso, você considera as duas portas. Mas no caso de ter escolhido a certa, não considera.

[Responder este comentário]

Rael
[www] 19/3/2010 11:04:00

Só esclarecendo minha última frase: Mas no caso de ter escolhido a certa, você não está considerando, o que não faz sentido.

[Responder este comentário]

Rael
[www] 19/3/2010 11:06:00

Nas enfim, vou parar de discutir isso. Belas dicas de livros, e parabéns pelo blog.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

19/3/2010 11:49:00

Valeu Rael, também vou encerrar nosso "debate", quando chegar em casa vou testar os scripts que vi e tentar entender a questão dessa possibilidade que vocês citaram. Como os scripts são randômicos, eles (pelo menos em teoria) lidam com todas as probabilidades. Quando eu fizer isso publico os resultados aqui! :D []´s


Guilherme Serrano
19/3/2010 11:47:00

Graf, respondendo o seu comentário ali de cima, a lógica é: tem 100 portas, você escolhe 1. Restam 99 (a chance do carro estar em alguma delas, é de 99% contra 1% da porta que você escolheu). O apresentador elimina 98 portas (de uma vez só) que estão sem o carro. A chance do carro estar na outra porta e não a que você escolheu é de 99%, pois você tem informação anterior (como explicado no infográfico, a porta restante se mantém com a probabilidade do "grupo" de portas não escolhidas). Portanto seguindo esta lógica se você mudar sua chance de ganhar é 99%, se você não mudar você se mantém com 1% inicial.

[Responder este comentário]

SAM
21/3/2010 03:08:00

Discordo de tudo isso, quantas portas sejam, se o apresentador te deixa com duas portas, a chance é de 50% para cada porta, e pronto, no esqueminha das xicaras foi esquecido o seguinte, a primeira coluna mostra a possibilidade de vc ter escolhido a certa, no entanto, essa coluna deveria ser duplicada, poi o apresentador vai eliminar uma xicara de duas, pode eliminar a do meio ou a da ponta, nos dois casos, vc mudando dexicara ficacom a errada, ou seja, 50% de chances, o erro esta ai, numeros sao numeros, tabelas e esquemas sempre podem estar errados.

[Responder este comentário]

Tiago Menna Franckini
[www] 22/3/2010 16:31:00

Pessoal, eu sei que fica difícil com aquele chapéuzinho, mas... : Levem o Guilherme a sério!
Não tem possibilidade de ser 50%. Pensem comigo, a chance inicial de escolher a porta certa é de 1/3. Há menos que o carro em questão seja um certo Delorean em especial, alterar o passado está FORA DE COGITAÇÃO. Não importa que se elimine uma porta depois, a chance de ter pego a correta no começo continua sendo de 1/3.
Entretanto, o pessoal tem razão em dizer que o conteúdo das portas não muda. Se, no exemplo com 100 portas, você foi sortudo (ou azarado?) o suficiente para escolher justo a que tinha o carro de primeira...

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

22/3/2010 23:06:00

Haha, valeu pela força Tiago! Acho que esse é um teorema que é meio que religião, complicado de debater. Ainda não fiz os testes com programação (será em PHP), mas quando eu executar eles eu publico aqui... []´s


Deixe seu comentário!

Nome (requerido)

E-mail (requerido - não será divulgado)

URL

Quanto é 9 + 2?

Comentário


Topo