Eu não aprendi nada na universidade...

Muito bomEste texto foi classificado como Muito bom

Carta de um formando Eterno Insatisfeito sobre o rumo que o curso (Bacharelado - Programação Visual/Mídia Digital) que ele está se formando tomou...

Esta é uma carta aberta a professores e alunos do curso de Design ULBRA Carazinho, no qual estou me formando.

Calma, não leve o título ao pé da letra.

Colegas e professores, não me julguem sem antes ler esta carta.

 

Dizer que eu não aprendi nada, nadica de nada na universidade é uma mentira.

Eu aprendi, aprendi bastante.

Fiz amigos que provavelmente levarei para a vida toda. Não fiz inimigos e aprendi muito sobre como não fazê-los. Tive ótimos (e nem tão ótimos) professores com os quais pude aprender muito - não somente sobre design.

Aprendi sobre carreira, clientes, relações interpessoais. Conheci pessoas! Networking, se eu pudesse trabalharia muito mais meu networking durante o tempo que estive estudando. Cultivem relacionamentos, é útil, é importante e é muito divertido...

Universidade é um local cheio de mentes geniais, que recebem doses cavalares de informação. Em um curso de design as conversas e os cafés viram insights, aproveitem-os, façam idéias virar projetos!

 

"Você parece gostar da universidade, e porque tanta reclamação?"

Uma das coisas que eu aprendi foi que me matriculei no curso errado.

Ao final de tudo, último semestre, uma dúvida: valeu a pena?

Depende, depende do que eu faria no tempo em que estava lá. Que me ajudou a melhorar, ajudou. Mas não poderia ter sido melhor? Mais produtivo? Com um custo/benefício maior?

Tenho dúvidas se foi a melhor opção. Na verdade, quase não tenho dúvidas de que não foi a melhor opção. E vou explicar.

 

O que você quer da vida?

Você sabe o que quer da vida?

Uma pergunta com vários sentidos, mas você sabe o que você quer fazer  o resto da sua vida? A atividade que te da prazer e que não se tornará cansativa ou enjoativa quando você completar 40 anos e estiver trabalhando?

É isso que você encaminha quando escolhe sua faculdade.

Eu sabia o que eu queria da vida.

Logo que me formei no colégio eu sabia: queria internet. Era iso que eu "sabia" (eu era o tal sobrinho!), era isso que eu vivia e que eu queria aprender a fazer melhor. E aprendi!

Mas definitivamente, não foi na faculdade.

 

Como fui para lá..

Em 2003 estava decidindo que curso fazer, onde moro os cursos são limitados, interior do Rio Grande do Sul. Tinha o curso de Publicidade e Propaganda na UPF - mas conversas e um pouco de informação me fizeram desistir.

Eu não queria ser um publicitário. Produzir jingles, escrever publieditoriais, chamadas, pensar campanhas e ter uma ou duas cadeiras sobre marca, layout para web, com o design visto "mal e porcamente" como definiram, não era o que eu queria.

Eu queria internet, design digital, mídias digitais.

Tomo conhecimento de um curso na ULBRA Carazinho:

Bacharelado - Programação Visual/Mídia Digital

Foi neste curso que eu me matriculei, mas não é neste curso que a Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Carazinho vai me formar.


É uma cilada Bino!

 

Me matriculei no curso certo, porém este curso tomou outro rumo. Um rumo que não me agrada nada - e sei que não agrada muitos alunos antigos que só  estão por lá pelo mesmo motivo que eu: estão no final do curso. E pra pegar o diploma é um pulinho, e é isso que vou fazer.

 

Quando comentei que iria escrever isso me questionaram se não seria melhor esperar depois do TCC, quando eu estiver formado. Não!

Tenho certeza da competência e profissionalismo dos professores, nenhuma "reclamação" (se assim posso chamar) deste desabafo é gratuita.

 

Como dizia o título do curso que entrei o foco era Programação Visual e Mídia Digital. Estou aqui, com o documento da minha matrícula em mãos e com toda a Grade Curricular do curso.

Sabe o que é engraçado? As matérias que eu tirei as piores notas são as que NÃO ESTÃO NA GRADE CURRICULAR DO CURSO QUE EU ENTREI. Automaticamente as que pouco me interessavam e eu sofri, sofri de verdade, para estudar e PAGAR por matérias inúteis para a minha profissão (e para o custo de Programação Visual e Mídia Digital).

Você, que está lendo isso mas não é meu colega, imagina o projeto que a maioria dos professores e alunos estão envolvidos? Um carro.

Programação Visual e Mídia Digital para design automotivo e engenharia. Uma evolução SE EU QUISESSE SER ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO, ou designer automotivo.

Caros professores, existe uma "velha guarda" que simplesmete foi deixada de lado na ULBRA, (alguns) alunos que como eu se matricularam em 2004 ou antes estão muito insatisfeitos, pois não estão lá para projetar carros.

Para alguns professores isso pode parecer estranho, mas acreditem, existem pessoas que NÃO ACHAM O MÁXIMO SER UM DESIGNER AUTOMOTIVO, e é verdade.

 

Se você quer ser um designer de produto (automotivo principalmente) o Design ULBRA Carazinho precisa de você, e lá você terá chances de aprender MUITO e sem dúvida sairá um profissional muito competente.

Se você quer estudar design gráfico, não sei, depois de tantas mudanças curricular eu não sei como estão as coisas nos semestres anteriores. Converse com alunos mais novos (e automaticamente mais esperançosos que eu), quem sabe? EU pesquisaria outras alternativas...

Se você quer estudar web e mídias digitais mantenha distância do Design ULBRA Carazinho. Busque outras opções. O extinto Programação Visual e Mídia Digital não é uma opção boa para estudar... mídia digital.

Infelizmente é assim que me sinto em relação ao Design ULBRA Carazinho. E não sou o único.

 

Entrei em um curso e sai em outro

Passei por três (ou quatro? cinco?) alterações curriculares durante meus quatro anos na ULBRA, até onde eu me lembro nunca concordei com nenhuma. Não assinei, por simplesmente saber que as alterações pioraram meu aprendizado e desvirtuaram o curso que eu me matriculei.

Sei que tem muita gente satisfeita, mas e quem se matriculou em Programação Visual e Mídia Digital?

Retiraram cadeiras que eu julgava importantes para minha vida profissional, para eu estudar algumas coisas que ainda não fazem sentido na minha vida profissional, e tenho quase certeza que não serão tão úteis, como:

  • Práticas de oficina
  • Biônica
  • Materiais e processos de fabricação
  • Design de Produto

 

Para isso, os alunos tiveram que abrir mão de algumas cadeiras:

  • Design de site I
  • Design de site II
  • Design de site III
  • Programação Visual I
  • Programação Visual II
  • Programação Visual III
  • Programação Visual IV
  • Programação Visual V

 

Design de site? Tive MEIA cadeira sobre isso. Programação Visual? Contando as equivalências, duas e meia quem sabe?

E o resto?

Entendam que eu entrei em um curso de Programação Visual e Mídia Digital.

Mas agora estou apto a operar diversas ferramentas de uma oficina. Acho muito bom saber isso, mas se um curso técnico de marcenaria é bem mais barato que meus créditos pagos para a ULBRA para estudar Programação Visual e Mídia Digital.

Não gostar de design automotivo é motivo de PUNIÇÃO por aqui. Passei um semestre desenhando carros. Meios de expressão, desenhando CARROS. Biônica, projetando CARROS. Enquanto paguei para estudar Programação Visual e Mídia Digital.

Preciso comentar o meu desgosto ao acordar todo o sábado as seis da manhã para queimar dinheiro estudando uma matéria que profissionalmente não me agregou nada? Nadica. E aí eu penso, eu não aprendi nada na faculdade.

 

Salvem-se

Estou arrependido. Estou arrependido por não fazer valer o meu direito de terminar o curso que comecei. E sei que esse era (É) um direito meu. Ou pelo menos foi um dia, se eu não assinei erroneamente nenhum documento aceitando novas grades curriculares.

Façam valer seus direitos, corram atrás!

 

Aproveitem...

Aproveitem, aproveitem todo o caminho, por mais cansativo e tortuoso que ele seja. Dizer que eu não aprendi nada na faculdade foi apenas uma forma de chamar a atenção e fazer você chegar aqui.

Eu aprendi, e aprendi MUITO na faculdade. Daniel, Júlio, Londero (tu não imagina a falta que fez por aqui!) e Felipe, vocês influenciaram MUITO meu modo de pensar e trabalhar, e foi para melhor. Sou grato a cada noite que passei fazendo trabalho, a cada fim de semana que passei fazendo algum mockup, desenhando, projetando e pensando. Se estou escrevendo isso sem medo, é pela autonomia que todos vocês um dia estimularam.

Aos professores que tive pouco contato, agradeço por me aguentarem, peço desculpas pelo meu desânimo em algumas aulas - NÃO ERA MÁ VONTADE!  Era apenas desânimo, pela certeza que eu deveria estar estudando Programação Visual e Mídia Digital. Agradeço a paciência de vocês.Nunca repeti nenhuma cadeira - mas em alguma eu passei com aquela nota (e jeito) de aluno ruim, despreocupado. Não sou despreocupado, sei o preço de cada noite que pago para estar lá, do transporte ao valor dos créditos, e não sou bobo de não ter vontade.

Aproveitei ao máximo o que consegui, mas eu, você já sabe... me matriculei para cursar Programação Visual e Mídia Digital.

 

Colegas, APROVEITEM ESTES CARAS! Eles tem muito a ensinar,  corram atrás, questionem e dêem trabalho aos professores  - eles adoram isso (se não gostassem de pressão e sofrimento certamente não trabalhariam com design!).

 

Eu ainda não terminei, estou na reta final, TCC, matérias e estágio, se tudo der certo ao final desde ano estou formando e sei que apesar dos apesares, tudo isso vai fazer falta.

 

De um eterno insatisfeito,

Guilherme Serrano.
www.andafter.org

Em: Carreira, Design de produto, Design digital, Design gráfico

Tags: educacao, universidade

O que você achou do texto?

  • Muito ruim
  • Ruim
  • Regular
  • Bom
  • Muito bom
Sua opinião é o que faz a comunidade funcionar, colabore para isso!
  • Rec6
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto

Comentários

Aecio de Souza
5/9/2008 01:58:00

Eu acho que o mínimo que uma universidade pode fazer por você [ou pelo menos pelo $$ pago] é honrar o curso que você escolheu.

Sofri muito [junto com os professores] para fazer valer meu direito de terminar o curso que escolhi. E foi difícil. Mas consegui. Talvez pq ele tinha 2,5 anos.

Por mais que teu título esteja tabloidístico demais, concordo com tudo.

Aproveitem as amizades e aproveitem o networking e abusem dos professores.
Faculdade é mais do que conceitos e práticas.
É pra pensar.

- agora voltamos com nossa programação normal -

[Responder este comentário]

BrnLng
[www] 5/9/2008 11:16:00

Pow, mor vacilo isso da sua faculdade. Prometeram uma coisa, e entregaram outra? Chame o PROCON. ; ]

é o ensino de design seguindo aos trancos e barrancos pelo Brasil.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

5/9/2008 16:55:00

Eu me arrependo de não ter feito isso ANTES, de não ter batido pé e negar qualquer tentativa de mudança (drástica) na grade curricular.

Agora eu estou quase com o diploma na mão, e sinceramente, só quero pegar o canudo para começar a pensar em uma pós, bem longe da ULBRA.

Sobre o PROCON, um colega meu levantou essa possibilidade, não se formar e ir atrás dos direitos... afinal NÃO pagamos barato para estudar, mas como eu disse, eu queria ter feito isso antes...

Apreovitei o que eu podia, não aproveitei mais pela simples inexistência das matérias que eu gostaria de cursar.


BrnLng
[www] 5/9/2008 17:07:00

Quando vc reclamava das aulas d "não-sei-o-q" automobilístico, nunca imaginaria q tava tudo tão grave assim... transformaram um curso promulgado como Visual/Gráfico para um de Produto/Transportes. Uma mudança tão drástica... faz a gente pensar...

d toda forma, acho q no ponto q está, é melhor ter o diploma em mãos mesmo, primeiramente. Depois vê-se o q pode ser feito. é o q eu faria... dúvido mto q eu tivesse tido coragem d escrever algo assim como tu fez, todo caso.

[Responder este comentário]

Gabriel Von Doscht
[www] 22/9/2008 19:19:00

Endosso a insatisfação.
Não é todo mundo que sonha em trabalhar na Comil.

[Responder este comentário]

Anônimo
23/9/2008 14:52:00

Sugiro que você escreva um texto falando dos spams que o curso envia. De cada 14, só se aproveita um. Não acho errado não enviar e-mails, mas deveria ser 1 por semana, ou a cada 15 dias, ou seja, de forma educada.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

30/9/2008 19:23:00

Haha, dos e-mails eu só não gosto dos que são propagandas do curso.

É tipo os avisos de pirataria em cds originais.

Eu JÁ SOU ALUNO, já não sou a mais satisfeitas das almas e ainda recebo propaganda do curso.

Mas de uma forma geral gosto de receber os e-mails sobre eventos, pesquisas, lançamentos, notícias, etc... :P


Fernando Macedo Couto
[www] 30/9/2008 10:41:00

Cara... vou deixar ´somente minha opinião => acho muito legal você estar escrevendo sua indignação, pois garanto que não é só vc o cara insatisfeito com o curso.... Sei que na minha época na Ulbra o trabalho do design tinha um foco diferente, éra Desenho industrial ainda... com ênfase em web design... e no final do curso me formei como designer, bacharel. Sei que é complicado alguém oferecer uma ementa e reorganiza-la dessa meneira como citou. No meu tempo de faculdade trabalhamos com as matérias que vc tinha dito que nao trabalhou, como por exemplo Design de site, só que infelizmente não achei grande coisa, quando estudei elas (pergunta pro mosquito hehe), o que recomendo é buscar cursos mais longe de nossa região, tecnologias estão cada vez mais presentes, tudo está mudando, coisas novas surgem a cada momento... então vamos nos preparar para esse presente... está tudo aí... agora... hoje... não se prenda a faculdade... muito o que aprendi lá eu estou atualizando com cursos e indo atrás de conhecimento, encontros e palestras... Seria só uma opinião... não é tarde para nada, entenda que vc tem muito pela frente, não vai sair da faculdade sabendo tudo, é apenas o início. Agora sim que vc deve ir atrás do que quer, vai estar com um diploma... devemos ir em busca do que queremos realmente, infelizmente aprendemos o que nao queremos em muitas circunstâncias, mas leve esse conhecimento adiante que no futuro pode lhe fazer falta. Aí vai um conselho: vá em busca do que vc quer realmente, não desista, grite por seus diretos que será ouvido, busque novos conhecimentos por aí, saia do seu território e vá explorar novos horizontes!!!! Abração cara e show de bola... sucesso na sua caminhada...

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

30/9/2008 19:32:00

Buenas Fernando!

Esse foi o debate que rolou na comunidade do Orkut e talvez eu tenha me expressado mal no texto.

A qualidade melhorou SIM, mas junto veio a mudança de foco o que pra mim não é vantagem nenhuma.

Eu pretendo sim fazer uma pós assim que me formar, estou consciente que não é o fim, é só um passo.

Valeu cara, sucesso pra ti também!


bordin
23/10/2008 15:00:00

Parabéns!
Gostei muito do texto e vivi tudo isso junto.
Realmente não eram somente os alunos que estavam descontentes com os caminhos que o curso estava tomando e tomou.
Mas sei pela clareza de seu pensamento, que do limão... fez uma limonada
e pelo pouco que sei inteligência é fundamental na profissão de Design.
Vai em frente que está pronto para novos desafios....com certeza!


[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

25/10/2008 19:55:00

Valeu Bordin!

Temos que aproveitar as coisas como melhor convém... adoro essa analogia de limões e limonada. haha


Valeu pelas palavras de apoio! :)

Abraço e sucesso!


Jessica Aquino
[www] 23/10/2008 17:30:00

Retiraram cadeiras que eu julgava importantes para minha vida profissional, para eu estudar algumas coisas que ainda não fazem sentido na minha vida profissional, e tenho quase certeza que não serão tão úteis, como:

Práticas de oficina
Biônica
Materiais e processos de fabricação
Design de Produto

________________________________________
Caraca Guilherme, nao nos conhecemos mas talvez sejamos "parceiros" de profissão! Tb sou estudante de Desenho Industrial da FATEA (Lorena-SP) (Ah de antemão já lhe convido para o R! 2009) mas enfim, concordo com tudo o que voce escreveu.. Estou no primeiro ano, mas ja acho que me matriculei no curso errado, é tanta matéria de PP que já esta me torrado a paciencia, e o meu dinheiro também! Acho que há sim, materias inuteis e sou a favor do desmembramento de matérias! Há tantas matérias voltadas pra Projeto de Produto que já está me dando nos nervos! Faço por obrigação, mas estou mal em algumas, já que não rola um interesse mesmo.. Quero muito estudar e se Deus ajudar, trabalhar com fotografia publicitaria e edição/manipulação de imagens! Mas fiquei sabendo que na FATEA, fotografia só no 4º ano.. e aplicativos de edição.. talvez tbm só no 4º ano.. ou seja vou ter que ESTUDAR e PAGAR pra poder ter no maximo um mês de aula, da materia q eu realmente vou precisar! Olha apoiio voce em todas as suas indignações, pois assim como as minhas, são fundadas no mesmo fato: QUEREMOS MATÉRIAS QUE SEJAM INTERESSANTE PARA NÓS!

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

25/10/2008 20:02:00

Oi Jéssica,

Você está no início do curso e eu acho que não é tarde para mudar. Se você TEM CERTEZA do que você quer procure uma graduação focada nisso.

No meu caso eu entrei em um curso e no decorrer dele ele foi alterado drasticamente. Pelo que consegui entender o seu já tem diversas matérias de Projeto de Produto na grade curricular, se isso não é o que você quer procure um curso que vá de encontro a teus objetivos profissionais, salta fora de barca furada! :P

Mas pensa bem na qualidade de estudo que tu vai buscar, trocar um curso bom por um curso meia boca mas focado no que tu quer pode não ser vantagem...


Enfim, boa sorte na tua jornada, espero que encontre um curso direcionado ao que tu quer! :)

Abraço.


Insatisfeito
25/10/2008 18:59:00

Quem faz design na ULBRA é DESIGNimado.

[Responder este comentário]

stefano
[www] 30/10/2008 00:57:00

Hehe, faço Administração na UEL e passo praticamente pelas mesmas situações que você. E creio que por quase qualquer um que faça faculdade.

Além do curso não ter foco nenhum em alguma área, sinto que estou sendo treinado para ser estagiário. Não aprendo a contratar funcionários, e sim a responder bem uma entrevista de emprega.
Não aprendo a analisar o mundo de um ponto de vista diferente para abrir meu negócio, aprendo a copiar os outros.
Aulas de estatística, cálculo e matérias que seriam de outra maneira interessantes mas que tomaram um foco totalmente submisso.

Como grande maioria das pessoas por aqui, compartilhamos o interesse comum de não saber como, mas que queremo trabalhar com a web.
Não me interessei pela parte de programação porque matemática nunca foi o meu forte, nem realizar as etapas do que proponho. Sempre preferi a parte de planejamento e estratégia de marketing bem como a análise do mundo e da sociedade, logo achei que administração ia ser um curso ótimo para mim, mas acaba sendo agonizante frequentar as aulas em que tenho de estudar sobre um mercado que eu sei que não existe mais.

Desde o primeiro semestre afirmo isto, faculdade vale mais pelo ambiente de conhecimento que ela proporciona do que as aulas propriamente ditas. Como dito, os amigos feitos são para toda a vida. Conheci o trabalho de excelentes pessoas que puderam me dar aula, mas as aulas raramente foram os melhores aspectos delas.

O que me dói é ver meus colegas com profunda esperança de que se forem bons alunos serão bons profissionais.

Pensei em largar tudo e fazer design ou publicidade que teria um foco maior na parte de comunicação digital que eu tanto amo, mas percebi que não seria tão diferente. Resolvi levar a faculdade na barriga, tirar um pouco acima do mínimo da nota e me dedicar às coisas das quais gosto.

espero que dê certo, hehe.

Abraços

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano
[www]

30/10/2008 01:25:00

"O que me dói é ver meus colegas com profunda esperança de que se forem bons alunos serão bons profissionais."

Não poderia ler um comentário melhor que isso neste post.

Boa sorte, o negócio é colher contatos e aproveitar todo o saber possível. Realmente isso acontece nos intervalos, viagens e eventos. E raramente nas salas de aula.

[]´s


Alex Saueressig
30/10/2008 01:23:00

Tchê, eu poderia ter escrito esse texto (talvez não com tanta clareza), se eu não tivesse "chutado o balde".
Me identifiquei demais! Como você, eu entrei no curso motivado pelas tais "mídias digitais" (leia-se internet, julgo). Mas aí veio a tal mudança curricular, a precursora talvez. Se o curso já não tinha, na prática, enfoque em web, depois dessa mudança a coisa desabou (meia cadeira de web!!!).

Logo soube que o curso não valeria a pena, ao menos pra mim. Tranquei.

E, fazendo um balanço póstumo, houve pouquíssimo retorno prático.
O que mais valeu a pena, como tu chegaste a citar, foi o networking, conhecer pessoas, professores excepcionais como o Felipe e o Londero...
Mas, em se tratando de grade curricular, só tive desilusões.

Enfim...
Muito massa teu texto!
Creio que tu conseguiu passar bem o sentimento, não só teu, mas de uma "geração" de estudantes do Design/Ulbra/Carazinho.

Abç

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

30/10/2008 14:30:00

É cara, a coisa andava mal... mas a qualidade é inquestionável, o corpo docente "rejuvenesceu" em alma e as coisas melhoraram, porém, pra infelicidade de muitos, saíram do foco inicial.

Quanto as "mentes" que circulam o ambiente, isso é maravilhoso. Eu espero não perder contato nem com professores e nem com alunos, espero poder levar o And After para lá depois que eu arrumar tudo o que tem pra arrumar aqui (dezenas de alterações semi-prontas que não podem ir para o ar por causa do meu TCC). Lá é o ambiente IDEAL para eu alimentar e cuidar desse projeto como eu gostaria.


Valeu os elogios ao texto!

Tu continuou algum curso depois que saiu de lá ou largou a vida acadêmica de vez?

[]`s


Mauricio Vergutz
26/11/2008 10:20:00

Matou a pau o teu texto. Tenha a certeza que não é só o Designer que segue por este lado. A Ulbra Carazinho esta com uma (defasagem) terrível em realção a realidade do mercado de trabalho. Aprender ABC eu aprendo sozinho.
Parabéns pelo texto.

[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

27/11/2008 15:01:00

Opa Mauricio,

Estuda lá? Não sei como são os outros cursos, posso falar apenas do Design (ah, só corrigindo: o curso é design, os formados são designers).

Abraço!


Stéfano
[www] 3/12/2008 13:32:00

Lembrei do texto na hora
http://www.malvados.com.br/malvadoscorp/camisatiraover.gif

Infelizmente é EXATAMENTE assim.

[Responder este comentário]

Deixe seu comentário!

Nome (requerido)

E-mail (requerido - não será divulgado)

URL

Quanto é 2 + 2?

Comentário


Topo