Blogueiro - Não deixe o Networking para depois
Este texto foi classificado como Muito bomO que é Networking e porque isso é importante para quem quer ganhar dinheiro blogando? Que saber como aumentar sua rede de contatos na internet? Aqui vão algumas dicas.
Networking é importante não somente na nossa vida profissional, ele pode nos auxiliar em praticamente tudo o que precisamos fazer. Conseguir um emprego, um funcionário ou até mesmo uma namorada, não estou certo? ;)
Mas como o assunto é amplo resolvi focar ele nos blogs. As pessoas querendo ganhar dinheiro blogando estão aí aos montes, mas muitas vezes totalmente desorientadas e sem saber para que lado correr.
Vou supor que você já sabe que ganhar dinheiro na web não é mito e também tem noções de html, seo, importância de conteúdo, etc. Agora falar exclusivamente de networking na internet.
O que é Networking?
Usando as palavras do sábio Max Gehringer:
É uma espécie de "toma lá, dá cá" em que você ajuda alguém já esperando o dia em que poderá pedir a retribuição da "gentileza"
Do inglês net é rede, work é aplicar energia em alguma coisa, trabalhar. O Networking é a construção de uma rede de conhecidos, que você ajuda e é retribuido em algum momento (é o que se espera).
Networking não é ter amigos, é conhecer e se comunicar com pessoa. Se isso vai virar uma amizade, melhor ainda.
E porque Networking é importante para os blogueiros?
Se você tem um mínimo conhecimento sobre SEO sabe que ser linkado é muito importante e não somente pelos leitores que isso irá trazer para você, mas também pelo seu posicionamento nos buscadores.
Veja o post O que é SEO?
Agora pensem comigo: quem vai linkar um blogueiro "umbigão" que não presenteia nenhum outro com um link?
Eu não. Não estou dizendo para ser o tipo "me linka que eu te linko", que isso não serve para nada e o resultado é negativo, pois é mal visto pelos buscadores.
Networking é a possibilidade de auxiliar e ser auxiliado por uma rede de contatos que você criou ao longo do seu blog, no caso.
Exemplo: vendo os sites e blogs que linkaram para publicações do And After encontrei muito conteúdo bom - que gerou links daqui para o outro site. Isso não é diretamente networking mas retribuindo links você, de certa forma, se aproxima da pessoa e já é um passo importante.
Exemplo 2: estou lançando um novo blog, com um assunto diferente do meu primeiro. Conheço pessoas que têm blogs com conteúdo relevante para este meu novo projeto, porque não conversar com elas para que elas me auxiliem nesta divulgação? Lembrando sempre de retribuir... ;)
Veja o post: Como divulgar meu blog?
Como aumentar meus contatos?
- Comente
Comentar em blogs é um bom modo não só de aproximação mas de divulgar seu blog. Leia o texto, comente, interaja com outros comentaristas. - Converse com as pessoas
Comentários são legais, mas quando puder pegue o msn ou algum outro programa de mensagem instantânea. Se faça existir - mas não seja o cara chato do "olha eu aqui". - Troque links interessantes
Achou uma vídeo aula explicando exatamente o que o Fulano queria fazer? Faça a gentileza de enviar o link para ele, ele vai gostar. Não precisa enviar links teus apenas (e eu acho isso chato...) mas receber urls é muito bom para quem é blogueiro, conteúdo fresco para as idéias ;) - Ajude
Não estou falando para bancar a babá de blogueiro iniciante e nem para dar aula de HTML de graça, mas preste atenção nos seus leitores que precisam de ajuda, participe de comunidades (Orkut, Via 6) relacionadas e invista um tempinho para isso. Antecipo que muitas vezes o retorno não é o esperado, as pessoas são mal agradecidas, então saber quem ajudar é importante também. - Elogie e Critique quando necessário
Aquele último post do cara foi excelente? Deixe ele saber disso. Não precisa ser por comentários, manda um e-mail parabenizando-o eenvie também alguns links relacionados.
O post foi realmente ruim? Ele precisa saber mas a caixa de comenrários não é o lugar ideal para isso. Mande o e-mail e procure não ser rude. - Seja Paciente
Você não vai conhecer centenas de pessoas interessantes em alguns meses - e se conseguir não vai dar a atenção necessária para que elas (e você) realmente possam se auxiliar.
Tirei algumas dicas deste post do
Buscapé (Lomadee) exibindo relatórios errados
Buscapé virou Lomadee
Relatório em tempo real no Buscapé
Buscapé altera modelo de pagamento
Guilherme Nascimento Valadares
[www] 24/1/2008 18:56:00
Abraço
[Responder este comentário]
Guilherme Serrano
24/1/2008 19:07:00
A primeira vez que li o texto eu não conhecia a Papo de Homem, mas hoje quando fui atrás deste mesmo texto para citar aqui vi o exemplo citado no post e me espantei: será o Bruno Alves o criador também do Papo de Homem? haha
Foi mal Guilherme, falta de atenção minha.
[Responder este comentário]
Bruno
[www] 25/1/2008 00:49:00
[Responder este comentário]
Guilherme Serrano
25/1/2008 03:04:00
O excesso de informação é complicado mas deve ser é bem aproveitdo: filtre o lixo.
[Responder este comentário]
Guilherme Nascimento Valadares
[www] 29/1/2008 10:08:00
Abração! E espero que tenha curtido o PapodeHomem.
[Responder este comentário]
Roberta
[www] 16/2/2008 10:51:00
Tem dicas muito úteis na maioria deles, inclusive aqui.
Vou adotar tudo que for possível, só que tenho que me controlar para não ficar viciada. Por falar nisso, tem alguma dica para evitar o vício? :)
Abs
[Responder este comentário]
Guilherme Serrano
18/2/2008 01:58:00
Não recomendo evitar o vício, recomendo administrar ele... e para isso recomendo o Netvibes: www.netvibes.com haha ;)
[Responder este comentário]
Graduado em design, viciado em web, adoro desenvolvimento, mashups, usabilidade, o universo e tudo mais.
Vivo de e para internet. :)
Nível do usuário: Senior
Publicações: 433
Karma: 32261
Pontos: 30











