Produtos Divertidos? Eu Compraria!

O desenvolvedor é um blog sobre desenvolvimento web, não tratando apenas de programação mas também compartilhando experiências, métodos, debates e tendências da internet.

O Desenvolvedor é um blog de www.andafter.org
Infectados pelo Vírus do Orkut - Finalmente aconteceu

Infectados pelo Vírus do Orkut - Finalmente aconteceu

BomEste texto foi classificado como Bom
Em Internet, Programação, Segurança
Por Guilherme Serrano
19 de Dezembro de 2007

Sobre o "atentado" ao Orkut acontecido em 19 dezembro. O sujeito da foto ao lado utilizou uma falha já conhecida do Orkut para executar um javascript que se alastrou no melhor efeito dominó que eu já vi...

RSS Acompanhe O Desenvolvedor por Feeds!


Antes de começar tenho que dizer que estou rindo e rindo muito, principalmente pelo caos causado no Orkut.

No polêmico post sobre o bug do Orkut para deslogar por scrap eu previni:

Mais uma vulnerabilidade que neste caso foi usado de forma "inocente" mas pode causar muito estrago se for melhor explorada por alguma mente maligna da internet.

[Update]

O virgem rapaz nem tão perverso que explorou muito bem essa falha do Orkut foi Rodrigo Lacerda, do Blog Ctrl+C. Assim que recebi o scrap e vi que entrei na comunidade, fui direto no código javascript, disponível neste link. Chegar até ele foi mais do que fácil, o orgulho e vontade de assumir as coisas malvadas e fodonas é o que derruba as pessoas. O ego não permitiu o anonimato (primeiro ele disse que ia fazer isso para divulgar o blog, deposi desistiu)

Eu cheguei atrasado na brincadeira, quando recebi o scrap e fui para o javascript encontrei ele assinado. Achei estranho, mas em comentário neste post o Rodrigo explicou que só assinou o Javascript depois que o nome e perfil vazaram pelo Twitter.

Pegar o bonde andando e quer sentar na janela é isso. 

Então fica meu pedido de desculpas: o Rodrigo não foi mirim e egocêntrico de assinar o script e querer mostrar a cara.

Que ego, ein Sr Lacerda?

[/Update]


Das minhas brincadeiras (que não chegam nem perto de pegar 400 mil pessoas no site de relacionamentos mais acessado no Brasil) eu nunca assinei nada.

Com o nome do meu novo ídolo em mãos fui direto para o Orkut, claro. Fiz a busca e cheguei até o perfil dele e consequentemente o blog, que ainda não tinha postado nada sobre o assunto.

 

Vamos falar sobre o "vírus"...

O que o vírus faz?
O vírus aparentemente não é um vírus e não é maligno. É um javascript executado através do Embed do Flash.

Como javascript não é minha praia não me esforcei para TENTAR decifrar o código, mas como eu disse ta aí para quem quiser ver.

Você recebe o scrap e quando você lê o javascript é executado automaticamente. Sei lá por que meios você começa a distribuir o scrap e entra na comunidade Infectados pelo Vírus do Orku. A primeira coisa que pensei foi: vou achar o javascript e alterar o ID da comunidade.

Achei o ID da comunidade lá, mas tava fácil demais e provavelmente não funcionaria. Fora que eu não ia saber o código a postar, deixei pra quem sabe. Se funcionasse seria muito "eu quero roubar o mérito" e não seria legal.

Deixei um comentário no Ctrl+C para ver se rola uma pequena entrevista com o Rodrigo - sei que ele tem méritos por acontecimentos passados, quero saber o que é ou não real. E contar tudo para vocês.

Mas a minha principal pergunta é: quanto rendeu a porra do AdSense com essa campanha, Rodrigo? Hahaha.

 

Como tirar o vírus do Orkut?
Se não é vírus você não tem que tirar, mas usei essas palavras por questões capitalistas (Google é rei).

Vamos por partes, vou ensinar como se proteger e não cair mais nessas artimanhas da internet. Primeiro você vai baixar o Fire Fox. Isso, chega de Internet Explorer, vamos aos browsers de verdade.

Com o FireFox instalado baixe o Flashblock, um plugin que não permite a execução dos embed's. Aparentemente você está livre, agora é só esperar o Orkut corrigir o congestionamento causado pela brincadeira...

 

Extras

A comunidade Infectados pelo Orkut é RECORDISTA.
Quase 400 mil membros em questão de poucas horas, fora os tópicos e o chat que tá rolando. E o congestionamento no Orkut... hahaha

O que você achou do texto?

  • Muito ruim
  • Ruim
  • Regular
  • Bom
  • Muito bom
Sua opinião é o que faz a comunidade funcionar, colabore para isso!

Tags: orkut, bugs, seguranca, internet, programacao, javascript

Enviar para um amigo
Você pode comentar, assinar o feed, conhecer mais sobre o autor e ajudar a divulgar este artigo em sua ferramenta favorita através dos botões abaixo.
  • Rec6
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto
  • Eu curti

Comentários

Rodrigo Lacerda
[www]

19/12/2007 05:43:00

Li agora seu comentário e aceito sim responder as perguntas. Mas antes vou falar que coloquei o nome no JS depois que começou a rolar meu nome (e perfil do orkut) pelo Twitter =P

E também não preciso esconder que não gostei da forma pela qual você se referiu a mim.

Mas o blog é seu e você pode falar o que bem entende.

 

PS: Eu gosto pacaraleo dessa foto que você colocou :D 



[Responder este comentário]

Guilherme Serrano

19/12/2007 06:35:00

Opa, já agradeci no teu blog e fica aqui o agradecimento também.

Como a cagada foi minha te "acusando" por assinar sem saber dos fatos, dei uma alterada no texto.

(O virgem foi mantido e peço um pouco de humor negro nesta hora, você é programador e atacou um site povão de relacionamentos rapaz).

 

Que bom que gosta da foto haha ;P



[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone

19/12/2007 14:14:00

Só para juntar: Infestação em massa de worm no Orkut atesta vulnerabilidade da rede

PS: a resposta "isso foi apenas para provar a vulnerabilidade da coisa" já tá passada... hahahaha, fala logo que era para provar "eu posso tudo, porr*!" 



[Responder este comentário]

Rique

20/12/2007 17:25:00

é muita inocencia pensar que esta "brincadeira" vai ficar por isto mesmo. Ninguem tem o direito de "brincar" com o tempo de 600 mil pessoas. Este rapaz sera devidamente processado e este pedido ja esta sendo feito junto ao Google. A comunidade do Orkut nao é de propriedade privada e dentro dos milhares de membros tem pessoas serias, profissionais de respeito, a puniçao, anos de cadeia seria o minimo necessario para ensinar este moleque na proxima vez a apenas brincar de video game.

[Responder este comentário]

Bianca Brancaleone

20/12/2007 22:30:00

Fala sério Rique, voce acha MESMO que isso vai acontecer.. é mais provavel que o Orkut contrate ele pra descobrir e arrumar bugs... quantos você conhece que roubam senhas e bancos e vão presos?

Infelizmente, direito digital é uma coisa LONGE de ser devidamente regulamentada e, principalmente, aplicada corretamente. 



[Responder este comentário]
Deixe seu comentário!

Nome (requerido)

E-mail (requerido - não será divulgado)

URL

Quanto é 2 + 5?




Últimos Comentados

web tracker